SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO
DE TRABALHO MENSAL
NOVEMBRO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND
|
|
COMPONENTE CURRICULAR
|
HISTÓRIA
|
PROFESSOR (A)
|
|
ETAPA/TURMA
|
3ª ETAPA
|
DATA
|
COMPETENCIAS
/ HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
OBSERVAÇÕES
|
|
1ª
Aula
2ª
Aula
3ª
Aula
|
-
Compreender que a abolição no Brasil não foi uma atitude voluntária das
autoridades locais;
-
Avaliar cada lei criada “em prol” do fim da escravidão
|
-
Abolição da escravidão no Brasil.
|
-
Fazer um levantamento prévio do conhecimento dos alunos a cerca do conteúdo;
-
Explanar como se deu, de forma lenta e gradual, o processo de abolição da
escravidão no Brasil, as pressões estrangeiras e internas, as formas de
resistência. Ressaltando que o país foi um dos últimos a aderir a abolição;
|
-
Kit A Cor da Cultura;
-
Vídeos e imagens;
-
Slides, músicas e textos.
-
Livro: Povos indígenas e afro-brasileiros;
-
Livro: O negro no Brasil de hoje.
|
-
Observação individual e participação.
|
-
Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues
em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.
|
|
4ª
Aula
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.
-
Sugestão: trabalhar os conceitos de raça, etnia, racismo, preconceito,
discriminação.
|
-
Material de apoio.
--
Kit A Cor da Cultura;
|
-
Participação e aprendizagem.
|
||
5ª
Aula
6ª
Aula
7ª
Aula
|
-
Estabelecer uma relação entre a escravidão do passado e a atual;
-
Avaliar a posição social, cultural e politica que os negros ocupam no Brasil
de hoje;
|
-
O negro no Brasil;
|
-
Fazer uma retomada das aulas anteriores, enfatizando a questão da escravidão;
-
Identificar se ainda existe escravidão no Brasil, em quais estados ela é mais
praticada e se ocorre punições aos atuais “senhores de escravos”,
exemplificando;
-
Citar exemplos de homens e mulheres negros que são exemplos de vida e
sucesso.
|
-
Kit A Cor da Cultura;
-
Textos de apoio e imagens.
-
Slides, músicas e vídeos;
-
Oralidade;
-
Livro: Povos indígenas e afro-brasileiros;
-
Livro: O negro no Brasil de hoje.
|
-
Pesquisas;
-
Atividade objetiva.
|
||
-
Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues
em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.
-
Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues
em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.
|
|||||||
8ª
Aula
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.
|
-
Material de apoio.
-
Kit A Cor da Cultura;
|
-
Participação e aprendizagem.
|
||
9ª
Aula
10ª
Aula
|
-
Compreender o que determina essa lei e a sua importância;
-
Analisar criticamente a aplicabilidade dessa lei.
|
-
Lei 10.639/2003;
|
-
Apresentar a lei na íntegra, em seguida fazer um levantamento de como os
alunos estudaram essa temática durante suas vidas estudantis, fazendo uma
analogia com a proposta atual;
-
Mostrar que além da lei 10.639 existem outras ações afirmativas de combate ao
racismo e ao preconceito racial.
|
-
Kit A Cor da Cultura;
-
Lei 10.639/2003, impressa na íntegra;
-
Slides;
-
Oralidade;
|
-
Avaliação oral.
|
||
11ª
Aula
12ª
Aula
|
-
Identificar e reconhecer que o Brasil é um país profundamente africanizado e
que isto está impregnado no campo da politica, da religião, da arte, da
música, da dança, da expressão linguística e do jeito de ser.
|
-
Legado dos Negros: Patrimônios étnicos – cultural e artístico brasileiro.
|
-
Conduzir os alunos a uma reflexão sobre a importância do Dia da Consciência
Negra;
-
Faça uma discussão a cerca dos últimos casos de racismo que tem sido mostrado
pela mídia, e como a mídia tem tratado essa questão de forma geral;
-
Propor aos alunos uma exposição referente as conquistas do negro nos dias
atuais;
|
-
Kit A Cor da Cultura;
-
Textos de apoio;
-
Imagens;
-
Slides, músicas e vídeos;
-
Livro paradidático: Povos indígenas e Afro-Brasileiros.
|
-
Atividade subjetiva ou objetiva
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário