terça-feira, 4 de novembro de 2014

Rotina-Novembro-História-3ª Etapa

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO DE TRABALHO MENSAL
NOVEMBRO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND

COMPONENTE CURRICULAR
HISTÓRIA
PROFESSOR (A)

ETAPA/TURMA
3ª ETAPA


DATA
COMPETENCIAS / HABILIDADES

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES




1ª Aula



2ª Aula



3ª Aula



- Compreender que a abolição no Brasil não foi uma atitude voluntária das autoridades locais;

- Avaliar cada lei criada “em prol” do fim da escravidão








- Abolição da escravidão no Brasil.


- Fazer um levantamento prévio do conhecimento dos alunos a cerca do conteúdo;
- Explanar como se deu, de forma lenta e gradual, o processo de abolição da escravidão no Brasil, as pressões estrangeiras e internas, as formas de resistência. Ressaltando que o país foi um dos últimos a aderir a abolição;




- Kit A Cor da Cultura;

- Vídeos e imagens;
- Slides, músicas e textos.

- Livro: Povos indígenas e afro-brasileiros;

- Livro: O negro no Brasil de hoje.







- Observação individual e participação.




- Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.


4ª Aula


- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.


- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.


- Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.
- Sugestão: trabalhar os conceitos de raça, etnia, racismo, preconceito, discriminação.



- Material de apoio.

-- Kit A Cor da Cultura;




- Participação e aprendizagem.



5ª Aula



6ª Aula



7ª Aula



- Estabelecer uma relação entre a escravidão do passado e a atual;

- Avaliar a posição social, cultural e politica que os negros ocupam no Brasil de hoje;





- O negro no Brasil;


- Fazer uma retomada das aulas anteriores, enfatizando a questão da escravidão;

- Identificar se ainda existe escravidão no Brasil, em quais estados ela é mais praticada e se ocorre punições aos atuais “senhores de escravos”, exemplificando;

- Citar exemplos de homens e mulheres negros que são exemplos de vida e sucesso.
  

- Kit A Cor da Cultura;
- Textos de apoio e imagens.
- Slides, músicas e vídeos;
- Oralidade;
- Livro: Povos indígenas e afro-brasileiros;
- Livro: O negro no Brasil de hoje.







- Pesquisas;

- Atividade objetiva.


- Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.















- Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.




8ª Aula





- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.



- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.



- Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.



- Material de apoio.

- Kit A Cor da Cultura;



- Participação e aprendizagem.







9ª Aula


10ª Aula





- Compreender o que determina essa lei e a sua importância;

- Analisar criticamente a aplicabilidade dessa lei.




- Lei 10.639/2003;



- Apresentar a lei na íntegra, em seguida fazer um levantamento de como os alunos estudaram essa temática durante suas vidas estudantis, fazendo uma analogia com a proposta atual;
- Mostrar que além da lei 10.639 existem outras ações afirmativas de combate ao racismo e ao preconceito racial.

- Kit A Cor da Cultura;

- Lei 10.639/2003, impressa na íntegra;

- Slides;

- Oralidade;





- Avaliação oral.



11ª Aula


12ª Aula

- Identificar e reconhecer que o Brasil é um país profundamente africanizado e que isto está impregnado no campo da politica, da religião, da arte, da música, da dança, da expressão linguística e do jeito de ser.



- Legado dos Negros: Patrimônios étnicos – cultural e artístico brasileiro.






- Conduzir os alunos a uma reflexão sobre a importância do Dia da Consciência Negra;
- Faça uma discussão a cerca dos últimos casos de racismo que tem sido mostrado pela mídia, e como a mídia tem tratado essa questão de forma geral;
- Propor aos alunos uma exposição referente as conquistas do negro nos dias atuais;


- Kit A Cor da Cultura;
- Textos de apoio;
- Imagens;
- Slides, músicas e vídeos;
- Livro paradidático: Povos indígenas e Afro-Brasileiros.



- Atividade subjetiva ou objetiva



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