quinta-feira, 4 de outubro de 2012

FORMAÇÃO CONTINUADA 03-10-2012


                                          PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
                   SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
                    DIRETORIA TÉCNICA PEDAGÓGICA
                   DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º CICLOS
                   COORDENAÇÃO TÉCNICA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA

PAUTA DE FORMAÇÃO


Data: 03 de outubro de 2012
Horário: 07h30min às 10h30
Local: CEUP.
Duração: 03h00min.
Público: Professores de História da rede municipal de ensino.
Formador: Coordenador Técnico Pedagógico de História da Divisão de Ensino de 3º e 4º ciclos.
 
Tema: “Educação com Qualidade Social”.

OBJETIVOS DE FORMAÇÃO:
  • Colocar em discussão a importância da leitura, ampliando o repertório literário a partir de bons textos;
  • Colocar em discussão as práticas em sala de aula;
  • Dar continuidade aos estudos dos procedimentos de leitura e escrita;
  • Socializar materiais digitais para dinamização das aulas de história.



OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  • Reconhecer a importância da leitura como instrumento de ampliação do conhecimento;
  • Enfatizar que a aprendizagem dos alunos (as) é o principal objetivo das aulas, portanto devemos sempre procurar estratégias que nos levem a esse objetivo;
  • Compreender a relação entre os diferentes gêneros de texto e de linguagem e a construção de procedimentos didáticos de leitura e escrita no ensino de História;
  • Apresentar e discutir com o grupo alguns vídeos, slides, textos e atividades que podem de fato contribuir com o sucesso das aulas de História.







CONTEÚDOS:
  • Gestão pedagógica com foco na importância da leitura como instrumento de aprendizagem;
  • Gestão pedagógica com foco nas práticas em sala de aula, em beneficio da aprendizagem;


MATERIAIS:
·         Texto e vídeo da música: “Canto das três raças” (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro);
·         Textos do referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora: caderno de orientação didática de História / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2006;
·         Músicas, vídeos e slides relacionados aos conteúdos do 4º semestre;
  • Lista de frequência;
  • Datashow, notebook, caixas amplificadas e suplementos periféricos.


DESENVOLVIMENTO:

1ª Atividade:
- Boas vindas, apresentação dos objetivos da pauta e leitura do roteiro.

2ª Atividade:
- Leitura e apresentação do vídeo: “Canto das três raças” (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro);

Nota: Em seguida, colocaremos em discussão a letra da música e de que forma podemos trabalha-la nas salas de aula.

Questões Norteadoras: Qual a importância do momento da leitura nas aulas de História? Como selecionamos os textos? Incentivamos os nossos alunos a praticarem a leitura? De que forma realizamos a leitura em sala? Temos prazer em ler ou só cumprimos os encaminhamentos da Rede?


3ª Atividade:
- Colocar em discussão a importância dos planejamentos e da diversificação das aulas, como subsídios para a aprendizagem dos alunos.

Nota: Reforçar a importância da avaliação como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens, o pré-conselho e conselho de classe. O que esta planejado para o 4º bimestre? Os conceitos PP, PR e PM que aprendizagens representam? De que forma será feita a retomada dos conteúdos em déficit de aprendizagem?

Nota: Após a discussão, solicitar aos grupos que tragam na próxima formação exemplos de atividades de leitura, realizados em sala de aula, envolvendo cada um dos gêneros trabalhados, para socialização com todo o grupo e registro das mesmas.

4ª Atividade:
- Continuidade do estudo dos procedimentos de leitura e escrita.

Nota: No esforço de pensar a relação entre os diferentes gêneros de texto e de linguagem e a construção de procedimentos didáticos de leitura e escrita no ensino de História, apresentar reflexões, propostas, exemplos, relatos e descrições de estratégias (e seus fundamentos) que podem ser avaliados e utilizados como referências para seu desenvolvimento em sala de aula.


5º Atividade:
- Socialização de materiais digitais para dinamização das aulas de História.

Nota: Apresentar e discutir sobre a devida utilização do material como instrumento de apoio aos professores (as).

6ª Atividade:
Avaliação do Encontro e Agradecimentos.

Questionamentos: Diante das discussões que tivemos qual foi o propósito desta Formação? Que conteúdos foram trabalhados? Os objetivos foram alcançados? Vai contribuir para sua prática em sala de aula?

à Agradecer aos Professores pela participação, compromisso e dedicação.

ENCAMINHAMENTOS:
1-    Incentivar a regularidade da leitura na disciplina de História;
2-    Parabenizar os envolvidos na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (exibir as fotos da entrega dos certificados);
3-    Fortalecer junto aos professores a importância do Planejamento;
4-    Desenvolver atividades que contribuam de fato com a aprendizagem dos alunos no processo avaliativo;
5-    Incentivar os professores a acessarem mais o blog de História e falar sobre a sua importância.

INFORMES:
1- Próxima Formação Continuada de História será dia 07/11/2012;

Nenhum comentário:

Postar um comentário