SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO – SEMED
DIRETORIA TÉCNICA
PEDAGÓGICA
DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º
CICLOS
COORDENAÇÃO TÉCNICA
PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA
PAUTA DE FORMAÇÃO
Data: 03 de outubro de 2012
Horário: 07h30min às 10h30
Local: CEUP.
Duração: 03h00min.
Público: Professores de História da rede
municipal de ensino.
Formador: Coordenador Técnico Pedagógico de
História da Divisão de Ensino de 3º e 4º ciclos.
Tema: “Educação com Qualidade Social”.
OBJETIVOS DE FORMAÇÃO:
- Colocar
em discussão a importância da leitura, ampliando o repertório literário a
partir de bons textos;
- Colocar
em discussão as práticas em sala de aula;
- Dar
continuidade aos estudos dos procedimentos de leitura e escrita;
- Socializar
materiais digitais para dinamização das aulas de história.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Reconhecer
a importância da leitura como instrumento de ampliação do conhecimento;
- Enfatizar
que a aprendizagem dos alunos (as) é o principal objetivo das aulas,
portanto devemos sempre procurar estratégias que nos levem a esse
objetivo;
- Compreender
a relação entre os diferentes gêneros de texto e
de linguagem e a construção de procedimentos didáticos de leitura e
escrita no ensino de História;
- Apresentar
e discutir com o grupo alguns vídeos, slides, textos e atividades que
podem de fato contribuir com o sucesso das aulas de História.
CONTEÚDOS:
- Gestão
pedagógica com foco na importância da leitura como instrumento de
aprendizagem;
- Gestão
pedagógica com foco nas práticas em sala de aula, em beneficio da
aprendizagem;
MATERIAIS:
·
Texto
e vídeo da música: “Canto das três raças” (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro);
·
Textos
do referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e
escritora: caderno de orientação didática de História / Secretaria Municipal de
Educação – São Paulo: SME / DOT, 2006;
·
Músicas,
vídeos e slides relacionados aos conteúdos do 4º semestre;
- Lista
de frequência;
- Datashow,
notebook, caixas amplificadas e suplementos periféricos.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Atividade:
- Boas vindas, apresentação dos
objetivos da pauta e leitura do roteiro.
2ª Atividade:
- Leitura e apresentação do vídeo: “Canto
das três raças” (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro);
Nota: Em seguida,
colocaremos em discussão a letra da música e de que forma podemos trabalha-la nas
salas de aula.
Questões Norteadoras: Qual a importância do momento da
leitura nas aulas de História? Como selecionamos os textos? Incentivamos os
nossos alunos a praticarem a leitura? De que forma realizamos a leitura em
sala? Temos prazer em ler ou só cumprimos os encaminhamentos da Rede?
3ª Atividade:
- Colocar em discussão a importância
dos planejamentos e da diversificação das aulas, como subsídios para a
aprendizagem dos alunos.
Nota:
Reforçar a
importância da avaliação como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento
das aprendizagens, o pré-conselho e conselho de classe. O que esta planejado
para o 4º bimestre? Os conceitos PP, PR e PM que aprendizagens representam? De
que forma será feita a retomada dos conteúdos em déficit de aprendizagem?
Nota: Após a discussão, solicitar aos
grupos que tragam na próxima formação exemplos de atividades de leitura,
realizados em sala de aula, envolvendo cada um dos gêneros trabalhados, para socialização
com todo o grupo e registro das mesmas.
4ª Atividade:
- Continuidade
do estudo dos procedimentos de leitura e escrita.
Nota: No esforço
de pensar a relação entre os diferentes gêneros de texto e de linguagem e a
construção de procedimentos didáticos de leitura e escrita no ensino de
História, apresentar reflexões, propostas, exemplos, relatos e descrições de
estratégias (e seus fundamentos) que podem ser avaliados e utilizados como
referências para seu desenvolvimento em sala de aula.
5º Atividade:
- Socialização de materiais digitais para dinamização das aulas de
História.
Nota: Apresentar e discutir sobre a devida
utilização do material como instrumento de apoio aos professores (as).
6ª Atividade:
Avaliação do Encontro e Agradecimentos.
Questionamentos: Diante das discussões que tivemos
qual foi o propósito desta Formação? Que conteúdos foram trabalhados? Os
objetivos foram alcançados? Vai
contribuir para sua prática em sala de aula?
à
Agradecer
aos Professores pela participação, compromisso e dedicação.
ENCAMINHAMENTOS:
1-
Incentivar
a regularidade da leitura na disciplina de História;
2-
Parabenizar
os envolvidos na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (exibir as fotos
da entrega dos certificados);
3-
Fortalecer
junto aos professores a importância do Planejamento;
4-
Desenvolver
atividades que contribuam de fato com a aprendizagem dos alunos no processo
avaliativo;
5-
Incentivar
os professores a acessarem mais o blog de História e falar sobre a sua
importância.
INFORMES:
1- Próxima Formação Continuada de História será dia 07/11/2012;
Nenhum comentário:
Postar um comentário