SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO – SEMED
DIRETORIA TÉCNICA
PEDAGÓGICA
DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º
CICLOS
COORDENAÇÃO TÉCNICA
PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA
PAUTA DE FORMAÇÃO
Data: 05 de setembro de 2012
Horário: 07h30min às 10h30
Local: CEUP.
Duração: 03h00min.
Público: Professores de História da rede
municipal de ensino.
Formador: Coordenador Técnico Pedagógico de
História da Divisão de Ensino de 3º e 4º ciclos.
Tema: “Educação com Qualidade Social”.
OBJETIVOS DE FORMAÇÃO:
- Colocar
em discussão a importância da leitura, ampliando o repertório literário a
partir de bons textos;
- Colocar
em discussão as práticas em sala de aula;
- Dar
continuidade aos estudos dos procedimentos de leitura e escrita;
- Socializar
o material digital: Banco de atividades de História.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Reconhecer
a importância da leitura como instrumento de ampliação do conhecimento;
- Enfatizar
que a aprendizagem dos alunos (as) é o principal objetivo das aulas,
portanto devemos sempre procurar estratégias que nos levem a esse
objetivo;
- Compreender
a relação entre os diferentes gêneros de texto e
de linguagem e a construção de procedimentos didáticos de leitura e
escrita no ensino de História;
- Apresentar
e ensinar o funcionamento e a utilização do Banco de atividades digital de
História, como instrumento de apoio aos professores (as).
CONTEÚDOS:
- Gestão
pedagógica com foco na importância da leitura como instrumento de
aprendizagem;
- Gestão
pedagógica com foco nas práticas em sala de aula, em beneficio da
aprendizagem;
MATERIAIS:
·
Texto
e slide da música: “Saga da Amazônia” (Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e
Xangai);
·
Banco
de Atividades digital de História;
·
Textos
do referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e
escritora: caderno de orientação didática de História / Secretaria Municipal de
Educação – São Paulo: SME / DOT, 2006;
- Lista de frequência;
- Datashow,
notebook, caixas amplificadas e suplementos periféricos.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Atividade:
- Boas vindas, apresentação dos
objetivos da pauta e leitura do roteiro.
2ª Atividade:
-
Leitura e apresentação do slide: “Saga da Amazônia” (Elomar, Geraldo Azevedo,
Vital Farias e Xangai);
Nota: Em seguida,
colocaremos em discussão a letra da música e de que forma estão sendo
trabalhados os conteúdos sobre a Amazônia nas salas de aula.
Questões Norteadoras: Qual a importância do momento da
leitura nas aulas de História? Como selecionamos os textos? Incentivamos os
nossos alunos a praticarem a leitura? De que forma realizamos a leitura em
sala? Temos prazer em ler ou só cumprimos os encaminhamentos da Rede?
3ª Atividade:
- Colocar em discussão a importância dos
planejamentos e da diversificação das aulas, como subsídios para a aprendizagem
dos alunos.
Nota:
Reforçar a
importância da avaliação como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento
das aprendizagens, o pré-conselho e conselho de classe. Como está sendo o
movimento do 3º bimestre? Os conceitos PP, PR e PM que aprendizagens
representam?
Nota: Após a discussão, realizar uma
atividade com os professores para sondagem do entendimento dos mesmos pelos
conceitosXaprendizagens. Em seguida, fazer uma retomada do projeto: “Música nas
aulas de História” (como está o andamento nas escolas).
4ª Atividade:
- Estudo dos
procedimentos de leitura e escrita.
Nota: No esforço
de pensar a relação entre os diferentes gêneros de texto e de linguagem e a
construção de procedimentos didáticos de leitura e escrita no ensino de
História, apresentar reflexões, propostas, exemplos, relatos e descrições de
estratégias (e seus fundamentos) que podem ser avaliados e utilizados como
referências para seu desenvolvimento em sala de aula.
5º Atividade:
- Socializar o material digital: Banco
de atividades de História.
Nota: Apresentar e ensinar o funcionamento e
a utilização do Banco de atividades digital de História, como instrumento de
apoio aos professores (as).
Nota: Instalar o
programa no computador dos professores.
6ª Atividade:
Avaliação do Encontro e Agradecimentos.
Questionamentos: Diante das discussões que tivemos
qual foi o propósito desta Formação? Que conteúdos foram trabalhados? Os
objetivos foram alcançados? Vai
contribuir para sua prática em sala de aula?
à
Agradecer
aos Professores pela participação, compromisso e dedicação.
ENCAMINHAMENTOS:
1-
Incentivar
a regularidade da leitura na disciplina de História;
2-
Parabenizar
os envolvidos na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil;
3-
Fortalecer
junto aos professores a importância do Planejamento;
4-
Desenvolver
atividades que contribuam de fato com a aprendizagem dos alunos no processo
avaliativo;
5-
Informar
aos alunos que hoje dia 05 de setembro, é comemorado o dia da Amazônia. Falar
sobre a importância desse dia.
INFORMES:
1- Próxima Formação Continuada de História será dia 03/10/2012;
Nenhum comentário:
Postar um comentário