segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Canção popular



Canção popular

O gênero canção popular tem sido um recurso constantemente utilizado tanto nas aulas como nos materiais didáticos. Os historiadores têm procurado cada vez mais registrar os fatos cotidianos, de
pessoas comuns, com o objetivo de incorporar na História esses novos objetos e sujeitos, sobre os quais pairavam o silêncio e o esquecimento. A busca dessas outras vozes como contraponto ao discurso oficial é uma necessidade quando o ensino dessa disciplina visa à problematização e à análise, não apenas à coleta e à reprodução de informações.
Nessa linha, as obras dos cronistas revelam-se importantes objetos de estudo, por meio da identificação do autor, de sua época, de seu espaço, do lugar de onde faz seu discurso e do olhar que revela. Músicos e cancioneiros aparecem, ao longo do tempo, como observadores sensíveis do mundo a seu redor, com suas contradições, transformações e resistências.
Para discutir a linguagem poética musical, é preciso ter clareza de que seus diferentes suportes permitem diversas análises: ler a letra de uma música ou ouvi-la em sua versão original ou em releituras mais modernas são possibilidades distintas. Do ponto de vista da História, localizar a versão original possibilita a aproximação com a sonoridade de uma época e a análise de estilo. Já as versões mais modernas são mais facilmente encontradas e sua sonoridade soa mais familiar aos alunos. Percebe-se isso com clareza quando se observa uma poesia de Cartola, uma versão original de suas canções ou uma regravação feita por Marisa Monte: a sonoridade muda, deixando marcas de cada época; a letra permanece, remetendo-nos ao contexto de sua produção. Em qualquer uma dessas situações, é importante que o professor contextualize a produção. Nas aulas de História, a música é um documento.
Como no trabalho com outros materiais, antes de iniciar a leitura da canção, é importante realizar uma análise exploratória do texto com os alunos:
• Antecipar temas e a idéia principal com base no título e no gênero musical selecionado.
• Antecipar o tempo e o lugar de sua produção.
• Levantar expectativas em relação a sua contribuição ao tema em estudo.
• Definir objetivos da leitura.
• Apresentar o autor e seu tempo.
Durante a leitura, devem ser explorados o vocabulário, a linguagem, as histórias e os temas narrados:
• De que trata o texto?
• O que o texto desenvolve a respeito do assunto que estudamos? Qual a particularidade do ponto de vista do autor?
• Quais os indícios de elementos específicos da época no texto?
Depois da leitura, podem-se propor sínteses que evidenciem a contribuição do autor para o tema em estudo:
• Registro escrito da idéia transmitida pela canção.
• Registro escrito da avaliação crítica da obra.
• Contextualização (relação do texto com o contexto de sua produção).
• Diálogo com outros documentos que ampliem a visão do período.




Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora: caderno de orientação didática de História / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2006.

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