segunda-feira, 7 de maio de 2012

PAUTA DE FORMAÇÃO - 09/05/2012


                                          PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS

                   SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED

                    DIRETORIA TÉCNICA PEDAGÓGICA

                   DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º CICLOS

                   COORDENAÇÃO TÉCNICA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA



PAUTA DE FORMAÇÃO





Data: 09 de Maio    de 2012.

Horário: 07h30min às 10h30 e 15h às 18h

Local: CEUP.

Duração: 03h00min.

Público: Professores de História da rede municipal de ensino.

Formador: Coordenador Técnico Pedagógico de História da Divisão de Ensino de 3º e 4º ciclos.



Tema: “Educação com Qualidade Social”.



OBJETIVOS DE FORMAÇÃO:

  • Ampliar o repertório literário a partir de bons textos;
  • Analisar os resultados de rendimentos do 1º bimestre;
  • Colocar em discussão os principais observáveis do 1º bimestre;
  • Estudar os procedimentos de leitura e escrita;
  • Socializar o trabalho de campo ocorrido na N1 – Serra dos Carajás.



OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • Reconhecer a importância da leitura como instrumento de ampliação do conhecimento;
  • Relacionar os resultados do 1º bimestre com as competências e habilidades dos pareceres;
  • Compreender a importância dos procedimentos didáticos com diferentes linguagens e gênero de texto;
  • Retomada da discussão dos principais observáveis do trabalho de campo na N1.



CONTEÚDOS:

  • Concepção de Ensino e Aprendizagem;
  • Análise de resultados dos rendimentos do 1º bimestre;
  • Procedimentos de Leitura e Escrita;
  • Trabalho de Campo na N1.



MATERIAIS:

  • Texto: “Cada um aprende de um jeito.” (Roberta Bencini);

            Texto: “O Ensino de História e os materiais didáticos” (Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora: caderno de orientação didática de História / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2006.);

·         Gráficos de resultados de rendimentos do 1º bimestre;

  • Livros didáticos, revistas e jornais;
  • Fotos do Trabalho de Campo na N1;
  • Lista de frequência;
  • Datashow, notebook, caixas amplificadas e suplementos periféricos.



DESENVOLVIMENTO:



1ª Atividade:

- Boas vindas, apresentação dos objetivos da pauta e leitura do roteiro.





2ª Atividade:

  • Leitura de texto: “Cada um aprende de um jeito.” (Roberta Bencini);

·         Indicação Literária: “Robin Hood” (Adaptação: Luis Antonio Aguiar)



Nota: Discussão e reflexão a cerca do texto.



Questões Norteadoras: Qual a importância do momento da leitura nas aulas de História? Como selecionamos os textos? Incentivamos os nossos alunos a praticarem a leitura? De que forma realizamos a leitura em sala? Temos prazer em ler ou só cumprimos os encaminhamentos da Rede? A indicação literária do 2º bimestre está sendo trabalhada? De que forma?



Nota: A Indicação Literária deve ser trabalhada nas turmas de 2º ano do 3º ciclo em toda a rede, preferencialmente de forma interdisciplinar.



3ª Atividade: Estudo dos procedimentos de leitura e escrita.



Nota: - Leitura em grupos e discussão do texto “O ensino de História e os materiais didáticos”.



Questões norteadoras: A leitura do texto contribui para nossas práticas em sala de aula? De que forma? Costumamos usar diversidades de gêneros de leitura em nossas aulas? De que forma?



Nota: Cada grupo escolherá um texto de jornais, revistas ou livro didático e montará uma sugestão de leitura baseada no texto estudado.



4ª Atividade: >  Análise dos Gráficos de Rendimento Escolar do 1º Bimestre.

          > Planejamento de Ações



Nota:



à Neste momento iniciar a atividade apresentando os Gráficos de Rendimento. Em seguida, iniciar atividade realizando os seguintes questionamentos:

           

·         Diante dos resultados apresentados, como avaliamos o Rendimento neste 1º Bimestre? Houve uma progressão significativa? Em que Ciclos? Quais as principais variáveis que contribuíram para esses resultados, tanto positivo quanto negativo? Diante dos resultados de desempenho das aprendizagens do 1º bimestre, que práticas didáticas pedagógicas precisam ser revistas?









Nota:



à Após as análises e as discussões, dividir o grupo de Professores em 4 equipes, em seguida entregar o Quadro de Análise. Nesta atividade será sugerido aos Professores a análise e o planejamento de ações/estratégias que possam contribuir para o ensino e aprendizagem de História durante o 2º Bimestre.

QUADRO DE ANÁLISE DO FAZER PEDAGÓGICO
QUADRO 1
QUADRO 2
QUADRO 3
QUADRO 4
O que estamos propondo em sala de aula está garantindo a aprendizagem? 
Observáveis do Conselho de Classe com relação às dificuldades de aprendizagem.
Quais são as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos Discentes?
Ação (O que fazer?)

Ø Indisciplina;
Ø Não conclusão das atividades no tempo previsto;
Ø Conversas paralelas;
Ø Brincadeiras;
Ø Falta de concentração;
Ø Faltas;
Ø Falta de estímulo;
Ø Falta de compromisso;
Ø Ausência da família;
Ø Não participa das aulas;
Ø Desorganizado;
Ø Falta de atenção;
Ø Falta de respeito com professores e colegas;





Observação: As discussões e as análises serão direcionadas de acordo com os itens abaixo.

·         Quadro 1: Neste item a discussão será pautada nas práticas em sala de aula, seguindo o questionamento deste quadro.

·         Quadro 2: Neste item as discussões serão pautadas nos observáveis do Conselho de Classe. Como esses problemas interferem na aprendizagem?

·         Quadro 3: Após as discussões com base no quadro 2, será realizada uma nova análise com foco de fato nas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos  alunos, seguindo o questionamento deste quadro. (Registrar as dificuldades).

·         Quadro 4: Neste item será proposto o planejamento de estratégias que possam contribuir com o ensino e a aprendizagem.

à Em seguida organizar espaço para a socialização das sugestões produzidas pelos Professores.







5ª Atividade: Socialização do trabalho de campo ocorrido na N1 – Serra dos Carajás.



Nota: Neste momento mostrar os registros fotográficos do local visitado, fazer comentários a cerca do trabalho e questionar em que essa visita pode contribuir nas praticas em sala de aula.





6ª Atividade: Avaliação do Encontro e Agradecimentos.



Questionamentos: Diante das discussões que tivemos qual foi o propósito desta Formação? Que conteúdos foram trabalhados? Os objetivos foram alcançados? Vai contribuir para sua prática em sala de aula?



à Agradecer aos Professores pela participação, compromisso e dedicação.







ENCAMINHAMENTOS:



1-    Incentivar a regularidade da leitura na disciplina de História;

2-    Trabalhar a indicação literária em sala de aula;

3-    Próxima Formação Continuada de História será dia 06/06/2012;

4-    Fortalecer aos professores a importância do Planejamento;

5-    Desenvolver atividades que contribuam de fato com a aprendizagem dos alunos no processo avaliativo.

6-    Planejar ações para desenvolver as aprendizagens dos alunos em defasagem.











*** Este material esta disponível em: semedhistoria.blogspot.com






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