SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO – SEMED
DIRETORIA TÉCNICA
PEDAGÓGICA
DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º
CICLOS
COORDENAÇÃO TÉCNICA
PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA
PAUTA
DE FORMAÇÃO
Data: 09
de Maio de 2012.
Horário:
07h30min às 10h30 e 15h às 18h
Local:
CEUP.
Duração:
03h00min.
Público:
Professores de História da rede municipal de ensino.
Formador: Coordenador
Técnico Pedagógico de História da Divisão de Ensino de 3º e 4º ciclos.
Tema:
“Educação com Qualidade Social”.
OBJETIVOS
DE FORMAÇÃO:
- Ampliar o repertório literário a partir
de bons textos;
- Analisar os resultados de rendimentos do
1º bimestre;
- Colocar em discussão os principais
observáveis do 1º bimestre;
- Estudar os procedimentos de leitura e
escrita;
- Socializar o trabalho de campo ocorrido
na N1 – Serra dos Carajás.
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM:
- Reconhecer a importância da leitura como
instrumento de ampliação do conhecimento;
- Relacionar os resultados do 1º bimestre
com as competências e habilidades dos pareceres;
- Compreender a importância dos
procedimentos didáticos com diferentes linguagens e gênero de texto;
- Retomada da discussão dos principais
observáveis do trabalho de campo na N1.
CONTEÚDOS:
- Concepção de Ensino e Aprendizagem;
- Análise de resultados dos rendimentos do
1º bimestre;
- Procedimentos de Leitura e Escrita;
- Trabalho de Campo na N1.
MATERIAIS:
- Texto: “Cada um aprende de um jeito.” (Roberta
Bencini);
Texto:
“O Ensino de História e os materiais didáticos” (Referencial de expectativas para o
desenvolvimento da competência leitora e escritora: caderno de orientação
didática de História / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT,
2006.);
·
Gráficos de resultados de rendimentos do 1º
bimestre;
- Livros didáticos, revistas e jornais;
- Fotos do Trabalho de Campo na N1;
- Lista de frequência;
- Datashow, notebook, caixas amplificadas
e suplementos periféricos.
DESENVOLVIMENTO:
1ª
Atividade:
-
Boas vindas, apresentação dos objetivos da pauta e leitura do roteiro.
2ª
Atividade:
- Leitura de texto: “Cada um aprende de um
jeito.” (Roberta Bencini);
·
Indicação Literária: “Robin Hood” (Adaptação:
Luis Antonio Aguiar)
Nota:
Discussão
e reflexão a cerca do texto.
Questões Norteadoras:
Qual
a importância do momento da leitura nas aulas de História? Como selecionamos os
textos? Incentivamos os nossos alunos a praticarem a leitura? De que forma
realizamos a leitura em sala? Temos prazer em ler ou só cumprimos os
encaminhamentos da Rede? A indicação literária do 2º bimestre está sendo
trabalhada? De que forma?
Nota:
A Indicação Literária deve ser trabalhada nas turmas
de 2º ano do 3º ciclo em toda a rede, preferencialmente de forma
interdisciplinar.
3ª
Atividade: Estudo dos procedimentos de leitura e
escrita.
Nota: - Leitura em grupos
e discussão do texto “O ensino de História e os materiais didáticos”.
Questões
norteadoras: A leitura do texto
contribui para nossas práticas em sala de aula? De que forma? Costumamos usar
diversidades de gêneros de leitura em nossas aulas? De que forma?
Nota:
Cada grupo escolherá um texto de jornais, revistas
ou livro didático e montará uma sugestão de leitura baseada no texto estudado.
4ª
Atividade: > Análise dos Gráficos de Rendimento
Escolar do 1º Bimestre.
>
Planejamento de Ações
Nota:
à
Neste
momento iniciar a atividade apresentando os Gráficos de Rendimento. Em seguida,
iniciar atividade realizando os seguintes questionamentos:
·
Diante
dos resultados apresentados, como avaliamos o Rendimento neste 1º Bimestre?
Houve uma progressão significativa? Em que Ciclos? Quais as principais
variáveis que contribuíram para esses resultados, tanto positivo quanto
negativo? Diante dos resultados de desempenho
das aprendizagens do 1º bimestre, que práticas didáticas pedagógicas precisam
ser revistas?
Nota:
à
Após
as análises e as discussões, dividir o grupo de Professores em 4 equipes, em
seguida entregar o Quadro de Análise. Nesta atividade será sugerido aos
Professores a análise e o planejamento de ações/estratégias que possam
contribuir para o ensino e aprendizagem de História durante o 2º Bimestre.
QUADRO DE ANÁLISE DO FAZER
PEDAGÓGICO
|
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QUADRO 1
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QUADRO 2
|
QUADRO 3
|
QUADRO 4
|
O que estamos
propondo em sala de aula está garantindo a aprendizagem?
|
Observáveis do Conselho de Classe
com relação às dificuldades de aprendizagem.
|
Quais são as dificuldades de
aprendizagens apresentadas pelos Discentes?
|
Ação (O que fazer?)
|
|
Ø Indisciplina;
Ø Não conclusão das atividades no tempo previsto;
Ø Conversas paralelas;
Ø Brincadeiras;
Ø Falta de concentração;
Ø Faltas;
Ø Falta de estímulo;
Ø Falta de compromisso;
Ø Ausência da família;
Ø Não participa das aulas;
Ø Desorganizado;
Ø Falta de atenção;
Ø Falta de respeito com professores e colegas;
|
|
|
Observação: As discussões e as análises serão
direcionadas de acordo com os itens abaixo.
·
Quadro 1: Neste item a discussão será pautada
nas práticas em sala de aula, seguindo o questionamento deste quadro.
·
Quadro 2: Neste item as discussões serão
pautadas nos observáveis do Conselho de Classe. Como esses problemas interferem
na aprendizagem?
·
Quadro 3: Após as discussões com base no quadro
2, será realizada uma nova análise com foco de fato nas dificuldades de
aprendizagem apresentadas pelos alunos,
seguindo o questionamento deste quadro. (Registrar as dificuldades).
·
Quadro 4: Neste item será proposto o
planejamento de estratégias que possam contribuir com o ensino e a aprendizagem.
à Em seguida organizar espaço para a
socialização das sugestões produzidas pelos Professores.
5ª
Atividade: Socialização do trabalho
de campo ocorrido na N1 – Serra dos Carajás.
Nota:
Neste momento mostrar os registros fotográficos do local visitado, fazer
comentários a cerca do trabalho e questionar em que essa visita pode contribuir
nas praticas em sala de aula.
6ª
Atividade: Avaliação
do Encontro e Agradecimentos.
Questionamentos: Diante das discussões que tivemos
qual foi o propósito desta Formação? Que conteúdos foram trabalhados? Os
objetivos foram alcançados? Vai
contribuir para sua prática em sala de aula?
à
Agradecer
aos Professores pela participação, compromisso e dedicação.
ENCAMINHAMENTOS:
1- Incentivar
a regularidade da leitura na disciplina de História;
2- Trabalhar
a indicação literária em sala de aula;
3- Próxima
Formação Continuada de História será dia 06/06/2012;
4- Fortalecer
aos professores a importância do Planejamento;
5- Desenvolver
atividades que contribuam de fato com a aprendizagem dos alunos no processo
avaliativo.
6- Planejar
ações para desenvolver as aprendizagens dos alunos em defasagem.
*** Este material esta disponível em:
semedhistoria.blogspot.com
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