quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Rotina História - Agosto - 3ª etapa

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO DE TRABALHO MENSAL
AGOSTO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND

COMPONENTE CURRICULAR
HISTÓRIA
PROFESSOR (A)

ETAPA/TURMA
3ª ETAPA


DATA
COMPETENCIAS / HABILIDADES

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES

1ª Aula




- Compreender as Grandes Navegações no contexto das mudanças econômicas, sociais, politicas, tecnológicas e culturais;

- Reconhecer os impactos no modo de vida de Europeus e povos Americanos;

- Compreender as características do sistema de capitanias hereditárias e o funcionamento do Governo Geral.




- Migração, Trabalho, Cultura e Identidade;

- Expansão Marítima;

- A Conquista e a Administração da América Portuguesa.


- Comente o impacto da expansão ultramarina no imaginário europeu;
- Destaque o papel de Portugal como pioneiro no movimento da Expansão Marítima.

- Contextualize a estrutura administrativa portuguesa da América como parte dos interesses mercantilistas da Coroa de fazer da colônia uma área rentável para Portugal.


- Textos de apoio;
- Imagens;
- Trechos do filme:1492 a conquista do paraíso.
- Slides e vídeos.


- Observação individual e participação.


- Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.


2ª Aula


3ª Aula

4ª Aula

- Reconhecer a sociedade indígena no Brasil.




- Perceber e compreender a importância da África e dos africanos na nossa formação.

- Brasil antes e depois de Cabral.

- Contextualizar as informações históricas referentes ao Brasil e suas implicações com a vinda de Cabral.

- Textos de apoio e imagens.


5ª Aula




- África, um continente pluricultural.

- Exposição dialógica e debates a cerca da África.

- Textos e vídeos.


6ª Aula

- Identificar  os tipos de cultura africana existentes no Brasil.

- Leitura música e imagem.

- Caixa de som e textos.



7ª Aula

- Enfatizar e reconhecer as culturas africanas presentes no Brasil

- A migração africana para a América.

- Expor o tráfico negreiro como um fator decisivo para essa migração.

- Vídeos e imagens.

- Trabalho em equipe.


8ª Aula

- Estabelecer vínculos da cultura afro-brasileira.

- Consequências da migração.

- Exposição histórica e debates

- Textos e imagens.

- Apresentação dos trabalhos


9ª Aula

- Compreender a economia movida pelo trabalho escravo

- O trabalho escravo nos engenhos, minas e outras atividades.

- Leitura compartilhada e explicações do tema.

- textos e leitura de imagens.

- Atividade objetiva


Obs. Rotinas elaboradas pelos professores presentes na formação do dia 11/08. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário