SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO
DE TRABALHO MENSAL
AGOSTO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND
|
|
COMPONENTE CURRICULAR
|
HISTÓRIA
|
PROFESSOR (A)
|
|
ETAPA/TURMA
|
3ª
ETAPA
|
DATA
|
COMPETENCIAS
/ HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
OBSERVAÇÕES
|
1ª
Aula
|
-
Compreender as Grandes Navegações no contexto das mudanças econômicas,
sociais, politicas, tecnológicas e culturais;
-
Reconhecer os impactos no modo de vida de Europeus e povos Americanos;
-
Compreender as características do sistema de capitanias hereditárias e o
funcionamento do Governo Geral.
|
-
Migração, Trabalho, Cultura e Identidade;
-
Expansão Marítima;
-
A Conquista e a Administração da América Portuguesa.
|
-
Comente o impacto da expansão ultramarina no imaginário europeu;
-
Destaque o papel de Portugal como pioneiro no movimento da Expansão Marítima.
-
Contextualize a estrutura administrativa portuguesa da América como parte dos
interesses mercantilistas da Coroa de fazer da colônia uma área rentável para
Portugal.
|
-
Textos de apoio;
-
Imagens;
-
Trechos do filme:1492 a conquista do paraíso.
-
Slides e vídeos.
|
-
Observação individual e participação.
|
-
Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues
em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.
|
2ª
Aula
|
||||||
3ª
Aula
|
||||||
4ª
Aula
|
-
Reconhecer a sociedade indígena no Brasil.
-
Perceber e compreender a importância da África e dos africanos na nossa
formação.
|
-
Brasil antes e depois de Cabral.
|
-
Contextualizar as informações históricas referentes ao Brasil e suas
implicações com a vinda de Cabral.
|
-
Textos de apoio e imagens.
|
|
|
5ª
Aula
|
-
África, um continente pluricultural.
|
-
Exposição dialógica e debates a cerca da África.
|
-
Textos e vídeos.
|
|
||
6ª
Aula
|
-
Identificar os tipos de cultura
africana existentes no Brasil.
|
-
Leitura música e imagem.
|
-
Caixa de som e textos.
|
|
|
|
7ª
Aula
|
-
Enfatizar e reconhecer as culturas africanas presentes no Brasil
|
-
A migração africana para a América.
|
-
Expor o tráfico negreiro como um fator decisivo para essa migração.
|
-
Vídeos e imagens.
|
-
Trabalho em equipe.
|
|
8ª
Aula
|
-
Estabelecer vínculos da cultura afro-brasileira.
|
-
Consequências da migração.
|
-
Exposição histórica e debates
|
-
Textos e imagens.
|
-
Apresentação dos trabalhos
|
|
9ª
Aula
|
-
Compreender a economia movida pelo trabalho escravo
|
-
O trabalho escravo nos engenhos, minas e outras atividades.
|
-
Leitura compartilhada e explicações do tema.
|
-
textos e leitura de imagens.
|
-
Atividade objetiva
|
|
Obs.
Rotinas elaboradas pelos professores presentes na formação do dia 11/08.
Nenhum comentário:
Postar um comentário