quarta-feira, 7 de maio de 2014

Plano de Aula - História - 4ª etapa - Maio


DATA
COMPETÊNCIAS / HABILIDADES

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES



1ª Aula




2ª Aula



- Estabelecer Vínculo entre a vida individual e social, identificando relações sociais em seu próprio grupo, na localidade, na região.

- Identificar algumas heranças (de ordem política, social e econômica deixadas, ao longo do Brasil República).

- Compreender que as historias individuais são partes integrantes de historias coletivas.


- Compreender a filosofia propicia Republicana brasileira;

- Identificar as condições próprias (analfabetismo, pobreza e marginalidade política e econômica regional) ao desenvolvimento da indústria do voto.


* A Primeira República Brasileira:

- A República oligárquica e o poder dos coronéis;








- Leitura de imagens do processo eleitoral do Império.


- Data show

- Observação e Debate.



- Alguns materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.

- Leitura compartilhada sobre o tema, observando o contexto sócio politico brasileiro.

- texto de apoio.

- Atividade proposta escrita

3ª Aula




4ª Aula





5ªª Aula




-Projeto Copa do Mundo.





- O trabalho e produção cultural.
















- Apresentação de slide e aula expositiva.

- Data Show.

- Observação.











- O desenvolvimento do projeto será de acordo com os planejamentos de cada escola.

- Leitura compartilhada e aula explicativa.

- Texto de apoio.

- Atividade dirigida.

6ª Aula

- Projeto Copa do Mundo.




7ª Aula




8ª Aula


Ø    Era Vargas.


- Leitura dialógica e leitura comentada.

- Textos dirigidos

- Atividade objetiva.

- Leitura de imagens.

- Recortes de filmes sobre o tema.

- Resenha

9ª Aula

- Projeto Copa do Mundo. 




10ª Aula

- Destacar alguns elementos da produção cultural da era Vargas, inserindo-os no contexto geral da época.

- Era Vargas:
- Educação e Cultura na era Vargas.

- Reproduza ou indique com documentos e imagens da época, as ações do governo Vargas para diminuir o analfabetismo no Brasil e ampliar o atendimento da saúde pública.

- Textos e imagens.

- Observação das intervenções dos alunos.



11ª Aula

- Reconhecer o rádio como o mais forte veículo de comunicação da era Vargas, assim como um meio de diversão, informação e propaganda política.

- Era Vargas:
- Nas ondas do rádio.

- Aborde a utilização maciça da comunicação de massa, como o rádio, para promover a identidade nacional e exaltar feitos do governo. Incentive os alunos a estabelecerem comparações entre os métodos da propaganda politica utilizada na era Vargas e os atuais dias, com os quais os estudantes têm contato, principalmente por meio da televisão.

- Textos e imagens ou o quadro.

- Debate.

12ª

- Projeto Copa do Mundo




Nenhum comentário:

Postar um comentário