DATA
|
COMPETÊNCIAS
/ HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
OBSERVAÇÕES
|
1ª
Aula
2ª
Aula
|
- Estabelecer
Vínculo entre a vida individual e social, identificando relações sociais em
seu próprio grupo, na localidade, na região.
- Identificar
algumas heranças (de ordem política, social e econômica deixadas, ao longo do
Brasil República).
- Compreender
que as historias individuais são partes integrantes de historias coletivas.
- Compreender
a filosofia propicia Republicana brasileira;
- Identificar
as condições próprias (analfabetismo, pobreza e marginalidade política e
econômica regional) ao desenvolvimento da indústria do voto.
|
*
A Primeira República Brasileira:
-
A República oligárquica e o poder dos coronéis;
|
- Leitura
de imagens do processo eleitoral do Império.
|
-
Data show
|
-
Observação e Debate.
|
-
Alguns materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram
entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.
|
-
Leitura compartilhada sobre o tema, observando o contexto sócio politico
brasileiro.
|
-
texto de apoio.
|
-
Atividade proposta escrita
|
||||
3ª
Aula
4ª
Aula
5ªª
Aula
|
-Projeto
Copa do Mundo.
-
O trabalho e produção cultural.
|
|
|
|
||
-
Apresentação de slide e aula expositiva.
|
-
Data Show.
|
-
Observação.
|
-
O desenvolvimento do projeto será de acordo com os planejamentos de cada
escola.
|
|||
-
Leitura compartilhada e aula explicativa.
|
-
Texto de apoio.
|
-
Atividade dirigida.
|
||||
6ª
Aula
|
-
Projeto Copa do Mundo.
|
|
|
|
||
7ª
Aula
8ª
Aula
|
Ø Era Vargas.
|
-
Leitura dialógica e leitura comentada.
|
-
Textos dirigidos
|
-
Atividade objetiva.
|
||
-
Leitura de imagens.
|
-
Recortes de filmes sobre o tema.
|
-
Resenha
|
||||
9ª
Aula
|
-
Projeto Copa do Mundo.
|
|
|
|
||
10ª
Aula
|
-
Destacar alguns elementos da produção cultural da era Vargas, inserindo-os no
contexto geral da época.
|
-
Era Vargas:
-
Educação e Cultura na era Vargas.
|
-
Reproduza ou indique com documentos e imagens da época, as ações do governo
Vargas para diminuir o analfabetismo no Brasil e ampliar o atendimento da
saúde pública.
|
-
Textos e imagens.
|
-
Observação das intervenções dos alunos.
|
|
11ª
Aula
|
-
Reconhecer o rádio como o mais forte veículo de comunicação da era Vargas,
assim como um meio de diversão, informação e propaganda política.
|
-
Era Vargas:
-
Nas ondas do rádio.
|
-
Aborde a utilização maciça da comunicação de massa, como o rádio, para
promover a identidade nacional e exaltar feitos do governo. Incentive os
alunos a estabelecerem comparações entre os métodos da propaganda politica
utilizada na era Vargas e os atuais dias, com os quais os estudantes têm
contato, principalmente por meio da televisão.
|
-
Textos e imagens ou o quadro.
|
-
Debate.
|
|
12ª
|
-
Projeto Copa do Mundo
|
|
|
|
|
quarta-feira, 7 de maio de 2014
Plano de Aula - História - 4ª etapa - Maio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário