segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PAUTA DE FORMAÇÃO 16 de Setembro

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
DIRETORIA TÉCNICA PEDAGÓGICA
DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º CICLOS
ENSINO RELIGIOSO e HISTÓRIA

PAUTA DE FORMAÇÃO


Data: 16 de Setembro de 2011.
Horário: 08h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00.
Local: Escolas Paulo Fonteles e Eduardo Angelim.
Duração: 04 h.
Público: Professores da rede municipal de ensino.
Formadores: Coordenadores Técnicos Pedagógicos da Divisão de Ensino de 3º e 4º ciclos.


Tema: “Ensinar exige regularidade nas ações”.

OBJETIVOS DE FORMAÇÃO:

  • Ampliar o repertório literário a partir de bons textos;
  • Fortalecer a concepção de avaliação;
  • Possibilitar a discussão do encerramento do I e II bimestre;
  • Apresentar os gráficos de resultados do I e II bimestre;
  • Socializar ações realizadas em sala de aula;
  • Discutir a importância do livro didático.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:

  • Reconhecer a importância da leitura como instrumento de ampliação do conhecimento;
  • Compreender a importância da diversificação dos instrumentos avaliativos;
  • Compreender a leitura dos gráficos a fim de avançar nas estratégias de ensino aprendizagem;
  • Compreender a importância do Conselho de Classe como estrutura de avaliação e construção de estratégias que permitam o avanço dos discentes;
  • Reconhecer a importância dos Pareceres como instrumentos de observação das competências;
  • Compreender que o livro didático é mais um suporte de apoio didático.

CONTEÚDOS:

  • Gestão pedagógica com foco: no encerramento do III bimestre.
  • Gestão pedagógica com foco: nos pareceres e Instrumentos avaliativos;
  • Gestão pedagógica com foco: Análise dos resultados do I e II bimestre;
  • Gestão pedagógica com foco: Uso adequado do livro didático.





MATERIAIS:

  • Texto: “A Observação” (portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno3.pdf)
  • Gráficos dos resultados do I e II bimestre;
  • Data show;
  • Lista de acompanhamento de professores de Ensino Religioso;
  • Lista de frequência.

DESENVOLVIMENTO:

1ª Atividade:
- Boas vindas e leitura do roteiro.

2ª Atividade:
  • Leitura de texto: “A Observação” (portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno3.pdf)
Nota: Discussão e reflexão a cerca do texto.

3ª Atividade:
- Apresentação dos gráficos de resultados do I e II bimestre (Ensino Religioso/História) e discussão a cerca desses resultados.
Questões norteadoras:
·         Os resultados estão satisfatórios?
·         O que vemos nos gráficos é o real? (aprendizagem x conceitos)
·         Houve aplicação de instrumentos avaliativos diversificada?
·         De posse desses resultados, o que podemos fazer para nos aproximarmos das metas da rede?

Nota:
Discutir como os professores estão utilizando os Pareceres.
·         Têm copia dos mesmos?
·         É possível avaliar todas as competências?

Discussão sobre o Conselho de Classe.
·         Como está acontecendo na prática o conselho de classe nas escolas?
·         Discutir a verdadeira função do Pré – Conselho e Conselho de Classe (Resolução 18 de 16 de Dezembro de 2010).




4ª Atividade: Socialização de atividades de Ensino Religioso e História, realizadas em sala de aula e discussão sobre a mesma.        
Nota:
Neste momento o Professor Sandro, da Escola Primavera II e a Professora Jucilene da Escola Benedicto Monteiro, irão expor atividades realizadas nas escolas.
·         Levantar questionamento de como os alunos participaram e como a atividade foi avaliada.
·         Socializar sugestão de atividade de História do Projeto: “Música nas aulas de História”.
                                  

5ª Atividade: Discussão sobre o uso adequado do livro didático.
Questões norteadoras:
Qual a sua análise sobre o uso do livro didático na sua prática pedagógica? Como você utiliza os textos, gravuras e outras informações nele contidas? O livro didático que você utiliza em sala de aula é satisfatório do ponto de vista conceitual? Qual a metodologia de ensino nele proposta? E os exercícios, evitam a transcrição de texto? O livro previne preconceitos e evita estereótipos diversos de acordo com a nossa proposta de rede? 


6ª Atividade: Montar um quadro demonstrativo, listando as principais dificuldades relatadas pelos professores, e as possíveis ações.
Nota: Registrar todas as falas.


Encaminhamentos:
  • Manter estreito contato com os Técnicos de área;
  • Manter a regularidade no planejamento e avaliação da aprendizagem dos alunos;
  • Convidar a visitar o Blog da Divisão: divisao3e4ciclos.blogspot.com;
·         Convidar para o 2º Curso de formação de professores de Ensino Religioso. Data provável 12 de novembro, local: “Espaço Pedagógico das 8:H as 12H;
·         Verificar quem se escreveu nas olimpíadas de História (www.unicamp.br), para oferecermos o devido apoio técnico;
·         Combinar com o grupo quem vai fazer a tematização da prática no próximo encontro;
·         Comunicar ao grupo a atual situação do projeto: “Nossa Videoteca”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário