segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O 1º BIMESTRE


ATIVIDADE 03 – 3º CICLO
CONSIDERANDO AS PARTES E O TODO NA BUSCA DO CONHECIMENTO
“O problema da verdade”
LENDA INDIANA

          Numa antiga cidade da Índia viviam seis cegos. Eles ouviam falar no majestoso elefante do Rajá (príncipe). Até que um dia, resolveram examinar diretamente o grande animal.
          Chegando perto do elefante, o primeiro cego conseguiu colocar a mão na sua barriga. Então gritando, disse: “O elefante é como um muro”.
          Porém, o segundo cego segurou numa das presas e, ouvindo o amigo, protestou: “Não, o elefante é pontiagudo e duro como uma lança!”
          O terceiro cego, agarrando a tromba discordou: “O elefante é como uma serpente!”
          O quarto cego, pegando a enorme perna do animal, disse: “Vocês estão loucos: o elefante é como o tronco de uma arvore!”
          O quinto cego, ouvindo a confusão dos amigos, decidiu saltar para cima do animal. Segurou uma das orelhas do elefante e disse: “Todos vocês são idiotas se não percebem que o elefante é um grande leque de abano!”
          Por fim, o sexto cego cuidadosamente segurou a cauda e disse: “Calem-se todos! O elefante é uma corda resistente!”

Bibliografia: Cotrim, G. História e Reflexão. São Paulo Vol. 1, Ed. Saraiva.p.11

INDICAÇÃO:
- O Tempo e a História

DESENVOLVIMENTO:

1º Momento: Leitura do texto e conversa sobre as possíveis interpretações do texto. Pondere que tal como na historinha do elefante, às vezes os historiadores, assim como cada um de nós, nos comportamos como os seis cegos em relação ao conhecimento sobre a própria humanidade, sobre a história, nossa comunidade, família, escola e nossos colegas.

2º Momento: Divida a turma em seis grupos, que não poderão se comunicar.

3º Momento: Distribua as tarefas de maneira que cada grupo desenhe e recorte cada parte do elefante sublinhada no texto.

4º Momento: Reúna os alunos em um único grupo e peça para que montem o elefante com as partes que foram desenhadas e recortadas.

5º Momento: Discuta com os alunos o resultado obtido e as razões que teriam levado aquele resultado.

NOTA: Na maioria das vezes a representação fica fragmentada, a visão das partes isoladas, muitas vezes distorce o objeto representado. Explique que isto pode ocorrer em diversos momentos da vida, inclusive com os historiadores que narram a História do mundo e da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário