quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Rotinas - Outubro - História - 4ª Etapa

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO DE TRABALHO MENSAL
OUTUBRO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND

COMPONENTE CURRICULAR
HISTÓRIA
PROFESSOR (A)

ETAPA/TURMA
 4ª ETAPA


DATA
COMPETÊNCIAS / HABILIDADES

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES


1ª Aula


2ª Aula


3ª Aula





- Conceituar desenvolvimento sustentável, destacando medidas que podem ser tomadas para promover um novo modelo de desenvolvimento.

- Desenvolvimento e responsabilidade socioambiental.






- Desenvolvimento e responsabilidade socioambiental.











- Reflita sobre os impactos do desenvolvimento cientifico e tecnológico na vida humana e promova a conscientização da necessidade de conciliar crescimento econômico, preservação ambiental e combate á pobreza.










- Slides, vídeos, imagens, músicas, textos etc.








- Atividades  avaliativas.



- Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas
escolas, pelo coordenador técnico.













- Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas
escolas, pelo coordenador técnico.



4ª Aula


- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.

- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.

- Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.


- Material de apoio.

- Participação no processo.


5ª Aula



6ª Aula



7ª Aula



8ª Aula



9ª Aula



- Desenvolver atitudes de respeito e tolerância na Constituição de 1988, os avanços na luta pela democracia social, racial e politica no Brasil; Assim como as mudanças econômicas de 1989 até a atualidade;
- Os avanços na luta pela democracia social, racial e politica no Brasil;
- Discutir e apresentar propostas para os principais problemas sociais do país.

- Avanços da constituição (1988);
- Corrupção e poder;
- Os governos de Fernando Collor, Itamar Franco e FHC;
- A vitória de Lula, reeleição e o fim do seu governo;
- Politica externa;
- O governo Dilma Rousseff;
- As diferenças entre negros e brancos no Brasil;
 - Os negros e as politicas afirmativas;
- Outras questões do Brasil atual.


- Aborde a retomada da democracia no Brasil pós-ditatorial. Mostre como a suspensão de restrições à importação, bem como a politica de privatizações das empresas estatais inseriram o Brasil na nova ordem mundial. Destaque os programas sociais adotados pelo governo Lula (2002-2010), a fim de diminuir a desigualdade social e econômica de nosso país, historicamente um dos mais desiguais do mundo. Reflita com os alunos sobre a eficácia dessas politicas sociais e o que pensam a respeito. Enfatize que apesar de melhoras, a recente democracia brasileira não foi capaz de alterar drasticamente o cenário do país, o que se reflete no baixo IDH do país.

- Aborde os problemas sociais atuais do país. Peça para os alunos levantarem as questões que acreditem serem mais relevantes (desigualdades na distribuição de renda, fome, problemas de urbanização etc.). Proponha uma discussão para que os alunos apresentem soluções para estes problemas.









- Slides, vídeos, imagens, músicas, textos etc.










- Seminário.
10ª Aula

- Apresentação de Seminário


11ª Aula
12ª Aula

- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.

- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.

- Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.


- Material de apoio.

- Participação no processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário