SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO
DE TRABALHO MENSAL
OUTUBRO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND
|
|
COMPONENTE CURRICULAR
|
HISTÓRIA
|
PROFESSOR (A)
|
|
ETAPA/TURMA
|
4ª
ETAPA
|
DATA
|
COMPETÊNCIAS
/ HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
OBSERVAÇÕES
|
|
1ª
Aula
2ª
Aula
3ª
Aula
|
-
Conceituar desenvolvimento sustentável, destacando medidas que podem ser
tomadas para promover um novo modelo de desenvolvimento.
-
Desenvolvimento e responsabilidade socioambiental.
|
-
Desenvolvimento e responsabilidade socioambiental.
|
-
Reflita sobre os impactos do desenvolvimento cientifico e tecnológico na vida
humana e promova a conscientização da necessidade de conciliar crescimento
econômico, preservação ambiental e combate á pobreza.
|
-
Slides, vídeos, imagens, músicas, textos etc.
|
-
Atividades avaliativas.
|
-
Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues
em formato digital, nas
escolas,
pelo coordenador técnico.
-
Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues
em formato digital, nas
escolas,
pelo coordenador técnico.
|
|
4ª
Aula
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.
|
-
Material de apoio.
|
-
Participação no processo.
|
||
5ª
Aula
6ª
Aula
7ª
Aula
8ª
Aula
9ª
Aula
|
-
Desenvolver atitudes de respeito e tolerância na Constituição de 1988, os
avanços na luta pela democracia social, racial e politica no Brasil; Assim
como as mudanças econômicas de 1989 até a atualidade;
-
Os avanços na luta pela democracia social, racial e politica no Brasil;
-
Discutir e apresentar propostas para os principais problemas sociais do país.
|
-
Avanços da constituição (1988);
-
Corrupção e poder;
-
Os governos de Fernando Collor, Itamar Franco e FHC;
-
A vitória de Lula, reeleição e o fim do seu governo;
-
Politica externa;
-
O governo Dilma Rousseff;
-
As diferenças entre negros e brancos no Brasil;
- Os negros e as politicas afirmativas;
-
Outras questões do Brasil atual.
|
-
Aborde a retomada da democracia no Brasil pós-ditatorial. Mostre como a
suspensão de restrições à importação, bem como a politica de privatizações
das empresas estatais inseriram o Brasil na nova ordem mundial. Destaque os
programas sociais adotados pelo governo Lula (2002-2010), a fim de diminuir a
desigualdade social e econômica de nosso país, historicamente um dos mais
desiguais do mundo. Reflita com os alunos sobre a eficácia dessas politicas
sociais e o que pensam a respeito. Enfatize que apesar de melhoras, a recente
democracia brasileira não foi capaz de alterar drasticamente o cenário do
país, o que se reflete no baixo IDH do país.
-
Aborde os problemas sociais atuais do país. Peça para os alunos levantarem as
questões que acreditem serem mais relevantes (desigualdades na distribuição
de renda, fome, problemas de urbanização etc.). Proponha uma discussão para
que os alunos apresentem soluções para estes problemas.
|
-
Slides, vídeos, imagens, músicas, textos etc.
|
-
Seminário.
|
||
10ª
Aula
|
- Apresentação de Seminário
|
||||||
11ª
Aula
12ª
Aula
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.
|
-
Material de apoio.
|
-
Participação no processo.
|
||
Nenhum comentário:
Postar um comentário