SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO
DE TRABALHO MENSAL
OUTUBRO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND
|
|
COMPONENTE CURRICULAR
|
HISTÓRIA
|
PROFESSOR (A)
|
|
ETAPA/TURMA
|
3ª ETAPA
|
DATA
|
COMPETENCIAS
/ HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
OBSERVAÇÕES
|
|
1ª
Aula
2ª
Aula
|
-
Compreender o processo de ocupação e desenvolvimento da Amazônia.
|
-
- Politicas públicas de povoamento e desenvolvimento econômico regional.
|
-
Apresentar os Grandes projetos e seus legados. E o 3º ciclo: qualidade de
vida e desenvolvimento sustentável.
|
-
Livro paradidático: História do Pará (Benedicto Monteiro);
-
Vídeos e imagens;
|
-
Observação individual e participação.
|
-
Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues
em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.
|
|
3ª
Aula
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.
|
-
Material de apoio.
|
|
||
4ª
Aula
5ª
Aula
6ª
Aula
|
-
Indicar os fatores que levaram os portugueses a cultivar cana-de-açúcar na
América Portuguesa;
-
Destacar a existência de outros produtos além do açúcar, na economia
colonial;
-
Avaliar os efeitos da União Ibérica para Portugal e para a América portuguesa.
|
-
A Gestação do Brasil Contemporâneo.
-
A Economia Colonial.
|
-
Inicie a apresentação do conteúdo sublinhando o fato de boa parte da
historiografia atual diagnosticar grande parte dos problemas que ainda
persistem em nossa sociedade (diferenças de classe, racismo, entre outros)
advindos do período colonial;
-
Enfatize para os alunos a presença de outros produtos agropecuários (algodão,
gado..) no Brasil colonial, para desmitificar a visão comum do país como um
imenso canavial.
|
-
Textos de apoio e imagens.
-
Slides, músicas e vídeos;
-
Oralidade;
|
-
Atividade objetiva
|
||
-
Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues
em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.
|
|||||||
7ª
Aula
8ª
Aula
|
-
Compreender o processo de imigração para o Brasil;
-
Entender os motivos da expansão cafeeira a partir de 1840.
|
-
Imigrantes e a Economia Cafeeira.
|
-
Explane os motivos da imigração para o Brasil;
-
Demonstre aos alunos a importância do café naquele momento para a economia do
país.
|
-
Textos de apoio e imagens.
-
Slides, músicas e vídeos;
-
Oralidade;
|
-
Avaliação oral
|
||
9ª
Aula
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.
|
-
Material de apoio.
|
|
||
10ª
Aula
11ª
Aula
12ª
Aula
|
-
Compreender o “fim da escravidão”, que era a principal mão de obra da época;
-
Relacionar a crise portuguesa do século XVIII às alterações no nexo metrópole-colônia;
-
Identificar as mudanças econômicas, sociais e politicas decorrentes da
transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil.
|
-
A Crise do Sistema Colonial.
|
-
Explique o processo de abolição da escravidão e que o mesmo aconteceu de
forma lenta e gradual;
-
Mostre que os movimentos de ruptura com as metrópoles foram influenciados
pelas ideias iluministas e pela independência dos Estados Unidos. Ressalte a
especificidade de cada revolta;
-
Aborde as transformações ocorridas na colônia devido à presença e permanência
da família real no Brasil, nos âmbitos politico, econômico, social e
cultural.
|
-
Textos de apoio;
-
Imagens;
-
Slides, músicas e vídeos;
-
Livro paradidático: Povos indígenas e Afro-Brasileiros.
|
-
Atividade subjetiva ou objetiva
|
||
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário