quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Rotinas - Outubro - História - 3ª Etapa

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO DE TRABALHO MENSAL
OUTUBRO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND

COMPONENTE CURRICULAR
HISTÓRIA
PROFESSOR (A)

ETAPA/TURMA
3ª ETAPA


DATA
COMPETENCIAS / HABILIDADES

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES




1ª Aula




2ª Aula





- Compreender o processo de ocupação e desenvolvimento da Amazônia.



- - Politicas públicas de povoamento e desenvolvimento econômico regional.



- Apresentar os Grandes projetos e seus legados. E o 3º ciclo: qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. 


- Livro paradidático: História do Pará (Benedicto Monteiro);

- Vídeos e imagens;





- Observação individual e participação.




- Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.

3ª Aula

- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.

- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.


- Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.


- Material de apoio.






4ª Aula



5ª Aula



6ª Aula


- Indicar os fatores que levaram os portugueses a cultivar cana-de-açúcar na América Portuguesa;

- Destacar a existência de outros produtos além do açúcar, na economia colonial;

- Avaliar os efeitos da União Ibérica para Portugal e para a América portuguesa.




- A Gestação do Brasil Contemporâneo.




- A Economia Colonial.


- Inicie a apresentação do conteúdo sublinhando o fato de boa parte da historiografia atual diagnosticar  grande parte dos problemas que ainda persistem em nossa sociedade (diferenças de classe, racismo, entre outros) advindos do período colonial;
- Enfatize para os alunos a presença de outros produtos agropecuários (algodão, gado..) no Brasil colonial, para desmitificar a visão comum do país como um imenso canavial.





- Textos de apoio e imagens.
- Slides, músicas  e vídeos;
- Oralidade;










- Atividade objetiva


- Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.




7ª Aula




8ª Aula




- Compreender o processo de imigração para o Brasil;


- Entender os motivos da expansão cafeeira a partir de 1840.





- Imigrantes e a Economia Cafeeira.


- Explane os motivos da imigração para o Brasil;

- Demonstre aos alunos a importância do café naquele momento para a economia do país.



- Textos de apoio e imagens.
- Slides, músicas  e vídeos;
- Oralidade;







- Avaliação oral

9ª Aula




- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.


- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.



- Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.



- Material de apoio.






10ª Aula


11ª Aula


12ª Aula


- Compreender o “fim da escravidão”, que era a principal mão de obra da época;
- Relacionar a crise portuguesa do século XVIII às alterações no  nexo metrópole-colônia;
- Identificar as mudanças econômicas, sociais e politicas decorrentes da transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil.








- A Crise do Sistema Colonial.

- Explique o processo de abolição da escravidão e que o mesmo aconteceu de forma lenta e gradual;
- Mostre que os movimentos de ruptura com as metrópoles foram influenciados pelas ideias iluministas e pela independência dos Estados Unidos. Ressalte a especificidade de cada revolta;
- Aborde as transformações ocorridas na colônia devido à presença e permanência da família real no Brasil, nos âmbitos politico, econômico, social e cultural.





- Textos de apoio;
- Imagens;
- Slides, músicas  e vídeos;
- Livro paradidático: Povos indígenas e Afro-Brasileiros.






- Atividade subjetiva ou objetiva





Nenhum comentário:

Postar um comentário