segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Rotina Setembro História 4ª Etapa

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO DE TRABALHO MENSAL
SETEMBRO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND

COMPONENTE CURRICULAR
HISTÓRIA
PROFESSOR (A)

ETAPA/TURMA
 4ª ETAPA


DATA
COMPETÊNCIAS / HABILIDADES

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES


1ª Aula


2ª Aula


3ª Aula


4ª Aula




- Reconhecer os principais momentos que marcaram o processo de redemocratização do Brasil;





- Processo de redemocratização;

- Diretas já e a globalização;






- Construa com os alunos um panorama das realizações e acontecimentos que marcaram os governos brasileiros posteriores ao regime militar no país, ressaltando a sucessão presidencial e os fatos mais importantes de cada governo. Se achar pertinente, peça para os alunos selecionarem imagens para ilustrar a cronologia;




- Textos de apoio;
- Oralidade;
- Imagens;
- Papel 40kg.



- Avaliação através do trabalho da cronologia.


- Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas
escolas, pelo coordenador técnico.






5ª Aula



6ª Aula



7ª Aula



8ª Aula



9ª Aula

- Analisar o movimento ‘diretas já’ e compreender as principais características do fenômeno da globalização;

- Desenvolver atitudes de respeito e tolerância na Constituição de 1988, os avanços na luta pela democracia social, racial e politica no Brasil; Assim como as mudanças econômicas de 1989 até a atualidade;

- Discutir o processo de impeachment de Fernando Collor;







- Constituição de 1988;



- O impeachment;













- Aborde a retomada da democracia no Brasil pós-ditatorial a partir da estabilização após o lançamento do Plano Real (1994). Mostre como a suspensão de restrições à importação, bem como a politica de privatizações das empresas estatais inseriram o Brasil na nova ordem mundial. Destaque os programas sociais adotados pelo governo Lula (2002-2010), a fim de diminuir a desigualdade social e econômica de nosso país, historicamente um dos mais desiguais do mundo. Reflita com os alunos sobre a eficácia dessas politicas sociais e o que  pensam a respeito. Enfatize que apesar de melhoras, a recente democracia brasileira não foi capaz de alterar drasticamente o cenário do país, o que se reflete no baixo IDH do país.

- Aborde os problemas sociais atuais do país. Peça para os alunos levantarem as questões que acreditem serem mais relevantes (desigualdades na distribuição de renda, fome, problemas de urbanização etc.). Proponha uma discussão para que os alunos apresentem soluções para estes problemas.







- Slides, vídeos, imagens, músicas, textos etc.






- Júri simulado
10ª Aula
11ª Aula
12ª Aula
- Conceituar desenvolvimento sustentável, destacando medidas que podem ser tomadas para promover um novo modelo de desenvolvimento.

- Desenvolvimento e responsabilidade socioambiental.


- Reflita sobre os impactos do desenvolvimento cientifico e tecnológico na vida humana e promova a conscientização da necessidade de conciliar crescimento econômico, preservação ambiental e combate á pobreza.

- Slides, vídeos, imagens, músicas, textos etc.

- Observação e participação


Nenhum comentário:

Postar um comentário