SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO
DE TRABALHO MENSAL
SETEMBRO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND
|
|
COMPONENTE CURRICULAR
|
HISTÓRIA
|
PROFESSOR (A)
|
|
ETAPA/TURMA
|
4ª
ETAPA
|
DATA
|
COMPETÊNCIAS
/ HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
OBSERVAÇÕES
|
1ª
Aula
2ª
Aula
3ª
Aula
4ª
Aula
|
-
Reconhecer os principais momentos que marcaram o processo de redemocratização
do Brasil;
|
-
Processo de redemocratização;
-
Diretas já e a globalização;
|
-
Construa com os alunos um panorama das realizações e acontecimentos que
marcaram os governos brasileiros posteriores ao regime militar no país,
ressaltando a sucessão presidencial e os fatos mais importantes de cada
governo. Se achar pertinente, peça para os alunos selecionarem imagens para
ilustrar a cronologia;
|
-
Textos de apoio;
-
Oralidade;
-
Imagens;
-
Papel 40kg.
|
-
Avaliação através do trabalho da cronologia.
|
-
Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues
em formato digital, nas
escolas,
pelo coordenador técnico.
|
5ª
Aula
6ª
Aula
7ª
Aula
8ª
Aula
9ª
Aula
|
-
Analisar o movimento ‘diretas já’ e compreender as principais características
do fenômeno da globalização;
-
Desenvolver atitudes de respeito e tolerância na Constituição de 1988, os
avanços na luta pela democracia social, racial e politica no Brasil; Assim
como as mudanças econômicas de 1989 até a atualidade;
-
Discutir o processo de impeachment de Fernando Collor;
|
-
Constituição de 1988;
-
O impeachment;
|
-
Aborde a retomada da democracia no Brasil pós-ditatorial a partir da
estabilização após o lançamento do Plano Real (1994). Mostre como a suspensão
de restrições à importação, bem como a politica de privatizações das empresas
estatais inseriram o Brasil na nova ordem mundial. Destaque os programas
sociais adotados pelo governo Lula (2002-2010), a fim de diminuir a
desigualdade social e econômica de nosso país, historicamente um dos mais
desiguais do mundo. Reflita com os alunos sobre a eficácia dessas politicas
sociais e o que pensam a respeito.
Enfatize que apesar de melhoras, a recente democracia brasileira não foi
capaz de alterar drasticamente o cenário do país, o que se reflete no baixo
IDH do país.
-
Aborde os problemas sociais atuais do país. Peça para os alunos levantarem as
questões que acreditem serem mais relevantes (desigualdades na distribuição
de renda, fome, problemas de urbanização etc.). Proponha uma discussão para
que os alunos apresentem soluções para estes problemas.
|
-
Slides, vídeos, imagens, músicas, textos etc.
|
-
Júri simulado
|
|
10ª
Aula
11ª
Aula
12ª
Aula
|
-
Conceituar desenvolvimento sustentável, destacando medidas que podem ser
tomadas para promover um novo modelo de desenvolvimento.
-
Desenvolvimento e responsabilidade socioambiental.
|
-
Reflita sobre os impactos do desenvolvimento cientifico e tecnológico na vida
humana e promova a conscientização da necessidade de conciliar crescimento
econômico, preservação ambiental e combate á pobreza.
|
-
Slides, vídeos, imagens, músicas, textos etc.
|
-
Observação e participação
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário