SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO
DE TRABALHO MENSAL
SETEMBRO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND
|
|
COMPONENTE CURRICULAR
|
HISTÓRIA
|
PROFESSOR (A)
|
|
ETAPA/TURMA
|
3ª ETAPA
|
DATA
|
COMPETENCIAS
/ HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
OBSERVAÇÕES
|
|
1ª
Aula
|
-
Perceber o preconceito racial que ainda existe no Brasil, como uma das
heranças perversas da escravidão, reconhecendo que também havia trabalho
livre (ex: engenhos)
-
Reconhecer as várias formas de resistência praticadas pelos escravos,
principalmente os quilombos;
-
Discutir os desdobramentos da colonização da América para os povos nativos e
para os europeus;
|
-
Trabalho livre e escravo no Brasil;
-
O ideário social do imigrante colonizador português: a vida aristocrática.
|
-
Discuta com os alunos a questão da escravidão, oque os escravos trouxeram
para a cultura brasileira? Como o negro é visto hoje em nossa sociedade? Eles
têm as mesmas chances que os brancos?
-
Trabalhe com os alunos a questão da organização da administração portuguesa.
Destaque alguns aspectos, como o fato de ter sido inicialmente organizado
pela coroa, mas executada por particulares.
|
-
Textos de apoio;
-
Imagens;
-
Slides, músicas e vídeos.
|
-
Observação individual e participação.
|
-
Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues
em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.
|
|
2ª
Aula
|
|||||||
3ª
Aula
|
|||||||
4ª
Aula
5ª
Aula
|
-
Reconhecer e valorizar a História regional,
percebendo a sua importância e contribuição para o desenvolvimento do
Brasil.
|
-
História Regional;
-
Chegada dos europeus na Amazônia;
|
-
Apresentar a Amazônia ainda sem espaço regional definido, mas cobiçado pelos
europeus.
-
Discutir sobre o choque cultural entre europeus e nativos.
|
-
Livro paradidático: História do Pará (Benedicto Monteiro);
-
Vídeos e imagens;
|
-
Atividade objetiva
|
||
|
|||||||
6ª
Aula
7ª
Aula
|
-
Definir as principais características do período Pombalino;
|
-
O período do diretório Pombalino;
|
-
Listar as reformas pombalinas e seus principais impactos no Brasil;
|
-
Textos de apoio e imagens.
|
-
Atividade oral
|
||
8ª
Aula
9ª
Aula
10ª
Aula
11ª
Aula
|
-
Entender o contexto que atraiu imigrantes para a Amazônia e as consequências
da exploração do látex: Belle époque, Fordismo, Jari e fracasso.
|
-
Borracha no Norte e migração;
-
Politicas públicas de povoamento e desenvolvimento econômico regional.
|
-
Explanar como se deu o 1º ciclo e o 2º ciclo de desenvolvimento da Amazônia.
Os projetos de exploração do látex, a migração e suas principais
consequências.
-
Apresentar os Grandes projetos e seus legados. E o 3º ciclo: qualidade de
vida e desenvolvimento sustentável.
|
-
Oralidade;
-
Textos de apoio e imagens.
|
|
||
12ª
Aula
|
-
Avaliação de fechamento do bimestre
|
-
Avaliação de fechamento do bimestre
|
-
Avaliação de fechamento do bimestre
|
|
-
Atividade subjetiva ou objetiva
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário