segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Rotina Setembro História 3ª Etapa

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO DE TRABALHO MENSAL
SETEMBRO/2014
ESC. MUL. DE ENS. FUND

COMPONENTE CURRICULAR
HISTÓRIA
PROFESSOR (A)

ETAPA/TURMA
3ª ETAPA


DATA
COMPETENCIAS / HABILIDADES

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES


1ª Aula




- Perceber o preconceito racial que ainda existe no Brasil, como uma das heranças perversas da escravidão, reconhecendo que também havia trabalho livre (ex: engenhos)
- Reconhecer as várias formas de resistência praticadas pelos escravos, principalmente os quilombos;
- Discutir os desdobramentos da colonização da América para os povos nativos e para os europeus;




- Trabalho livre e escravo no Brasil;





- O ideário social do imigrante colonizador português: a vida aristocrática.


- Discuta com os alunos a questão da escravidão, oque os escravos trouxeram para a cultura brasileira? Como o negro é visto hoje em nossa sociedade? Eles têm as mesmas chances que os brancos?

- Trabalhe com os alunos a questão da organização da administração portuguesa. Destaque alguns aspectos, como o fato de ter sido inicialmente organizado pela coroa, mas executada por particulares.


- Textos de apoio;
- Imagens;
- Slides, músicas  e vídeos.






- Observação individual e participação.





- Os materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.





2ª Aula


3ª Aula


4ª Aula



5ª Aula






- Reconhecer e valorizar a História regional,  percebendo a sua importância e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.



- História Regional;



- Chegada dos europeus na Amazônia;



- Apresentar a Amazônia ainda sem espaço regional definido, mas cobiçado pelos europeus.

- Discutir sobre o choque cultural entre europeus e nativos.

- Livro paradidático: História do Pará (Benedicto Monteiro);

- Vídeos e imagens;



- Atividade objetiva



6ª Aula

7ª Aula



- Definir as principais características do período Pombalino;




- O período do diretório Pombalino;



- Listar as reformas pombalinas e seus principais impactos no Brasil;



- Textos de apoio e imagens.




- Atividade oral


8ª Aula

9ª Aula


10ª Aula

11ª Aula



- Entender o contexto que atraiu imigrantes para a Amazônia e as consequências da exploração do látex: Belle époque, Fordismo, Jari e fracasso.


- Borracha no Norte e migração;




- Politicas públicas de povoamento e desenvolvimento econômico regional.

- Explanar como se deu o 1º ciclo e o 2º ciclo de desenvolvimento da Amazônia. Os projetos de exploração do látex, a migração e suas principais consequências.

- Apresentar os Grandes projetos e seus legados. E o 3º ciclo: qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.  



- Oralidade;

- Textos de apoio e imagens.







12ª Aula

- Avaliação de fechamento do bimestre

- Avaliação de fechamento do bimestre

- Avaliação de fechamento do bimestre

- Atividade subjetiva ou objetiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário