SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
DIRETORIA TÉCNICA PEDAGÓGICA
DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º CICLOS
COORDENAÇÃO TÉCNICA DE HISTÓRIA
COORDENADOR: SILVIO HENRIQUE FERREIRA VILHENA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O 2º BIMESTRE
ATIVIDADE 04 – 3º CICLO
O PAPEL DOS FENÍCIOS NA CRIAÇÃO DO ALFABETO:
Os fenícios foram a primeira sociedade a fazer uso extenso, a nível estatal, do alfabeto. O alfabeto fonético fenício é tido como o ancestral de todos os alfabetos modernos, embora não representasse as vogais (que foram adicionadas mais tarde pelos gregos). Os fenícios falavam o idioma fenício, que pertence ao grupo canaanita da família linguística semita.[3][4] Através do comércio marítimo, os fenícios espalharam o uso do alfabeto até o Norte da África e Europa, onde foi adotado pelos antigos gregos, que o passaram aos etruscos, que por sua vez o repassaram aos romanos.[5] Além de suas diversas inscrições, os fenícios deixaram diversos outros tipos de fontes escritas, porém poucas sobreviveram até os dias de hoje.
INDICAÇÃO:
- Fenícios
DESENVOLVIMENTO:
1º Momento: Explanação do conteúdo, dando ênfase a criação do alfabeto Fenício e a importância do mesmo para o comércio marítimo.
2º Momento: Divisão das equipes.
3º Momento: Criação de alfabetos, pelos alunos, através de símbolos, desenhos ou imagens, relacionando-os com as letras do nosso alfabeto atual. Poderá ser confeccionado preferencialmente, em mural ou papel A4.
4º Momento: Cada equipe criará uma frase, relacionada ao conteúdo trabalhado e apresentará à turma, para que outras equipes tentem decifrar.
5º Momento: O professor fará um comentário a respeito das dificuldades das equipes em decifrar as frases dos colegas e sobre a atividade em geral, reconhecendo o papel dos Fenícios e comparando-as com as características de outros tempos e lugares.
Avaliação: Será feita através da observação da participação individual e coletiva dos discentes durante todo o processo da atividade e do levantamento do conhecimento adquirido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário