segunda-feira, 2 de maio de 2011

SUGESTÕES DE ATIVIDADES P/ 2º BIMESTRE

 PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED

DIRETORIA TÉCNICA PEDAGÓGICA

DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º CICLOS

COORDENAÇÃO TÉCNICA DE HISTÓRIA

COORDENADOR: SILVIO HENRIQUE FERREIRA VILHENA


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O 2º BIMESTRE


ATIVIDADE 04 – 3º CICLO

O PAPEL DOS FENÍCIOS NA CRIAÇÃO DO ALFABETO:

Os fenícios foram a primeira sociedade a fazer uso extenso, a nível estatal, do alfabeto. O alfabeto fonético fenício é tido como o ancestral de todos os alfabetos modernos, embora não representasse as vogais (que foram adicionadas mais tarde pelos gregos). Os fenícios falavam o idioma fenício, que pertence ao grupo canaanita da família linguística semita.[3][4] Através do comércio marítimo, os fenícios espalharam o uso do alfabeto até o Norte da África e Europa, onde foi adotado pelos antigos gregos, que o passaram aos etruscos, que por sua vez o repassaram aos romanos.[5] Além de suas diversas inscrições, os fenícios deixaram diversos outros tipos de fontes escritas, porém poucas sobreviveram até os dias de hoje.


INDICAÇÃO:
- Fenícios

DESENVOLVIMENTO:

1º Momento: Explanação do conteúdo, dando ênfase a criação do alfabeto Fenício e a importância do mesmo para o comércio marítimo.

2º Momento: Divisão das equipes.

3º Momento: Criação de alfabetos, pelos alunos, através de símbolos, desenhos ou imagens, relacionando-os com as letras do nosso alfabeto atual. Poderá ser confeccionado preferencialmente, em mural ou papel A4.

4º Momento: Cada equipe criará uma frase, relacionada ao conteúdo trabalhado e apresentará à turma, para que outras equipes tentem decifrar.

5º Momento: O professor fará um comentário a respeito das dificuldades das equipes em decifrar as frases dos colegas e sobre a atividade em geral, reconhecendo o papel dos Fenícios e comparando-as com as características de outros tempos e lugares.

Avaliação: Será feita através da observação da participação individual e coletiva dos discentes durante todo o processo da atividade e do levantamento do conhecimento adquirido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário