terça-feira, 4 de novembro de 2014

Rotina-Novembro-História-4ª Etapa

 PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO DE TRABALHO MENSAL
NOVEMBRO/2014

ESCOLA

COMPONENTE CURRICULAR
HISTÓRIA
PROFESSOR (A)


ETAPA/TURMA
4ª ETAPA



DATA
COMPETENCIAS / HABILIDADES

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES




1ª Aula





- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.





- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.


- Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.


- Material de apoio.

-- Kit A Cor da Cultura;



- Participação e aprendizagem.





- Alguns materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.

- Utilize também o site: www.parauapebas.pa.gov;br






2ª Aula







- Conscientizar-se da passagem do homem primitivo aqui na nossa região;




* História local:
- Contexto  pré – histórico.

- Esclarecer aos alunos que existe comprovadamente a passagem do homem primitivo aqui na região de Parauapebas, assim como cavernas as quais foram encontradas pinturas rupestres e outros objetos.



- Oralidade.



- Participação E observação..





3ª Aula



4ª Aula



5ª Aula





- Compreender e interpretar o processo histórico de ocupação do território e a formação social, politica e cultural de Parauapebas.





- Contexto histórico;


- Linha do tempo de Parauapebas.

- Fazer um levantamento prévio do conhecimento dos alunos (as), há quanto tempo moram aqui;
- Leitura de imagens da construção de Parauapebas: passado e presente;
- Analisar a atual conjuntura politica do município.




- Slides, imagens, registros de pesquisas e caderno de registro.




- Registro de síntese da vida de cada aluno (a) aqui no município.








- Alguns materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.




- Utilize também o site: www.parauapebas.pa.gov;br








6ª Aula


- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.




- Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.


- Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.


- Material de apoio.
-- Kit A Cor da Cultura;



- Participação e aprendizagem.






7ª Aula

- Conhecer mais profundamente a história da comunidade onde está inserido.


- História do bairro onde a escola está localizada.

- Direcionar um trabalho de pesquisa da história do bairro, de modo que todos aprendam mais sobre o local onde residem.

- Fontes orais e escritas;

- Fotos, documentos, registros...



- Pesquisa.



8ª Aula



9ª Aula


- Identificar e interpretar o hino e símbolos oficiais do município.


- Brasão, bandeira e Hino de Parauapebas.


- Apresentar aos alunos o Brasão e a Bandeira do município e todos os seus significados.
- Apresentar a letra do Hino de Parauapebas, interpreta-lo, e em seguida realizar sua audição e canto.


- Imagens do brasão e bandeira de Parauapebas;

- Áudio e letra impressa do hino municipal.



- Participação e canto do hino.



10ª Aula


11ª Aula


- Reconhecer de forma geral, os benefícios e malefícios da exploração mineral no município.



- Produção mineral, extração, exploração e impactos.

- Analisar os impactos ambientais em relação a extração de minerais.

- Discutir as vantagens e desvantagens que a exploração mineral tem causado em nosso município.




- Vídeos, imagens, slides, músicas, textos...






- Observação.



12ª Aula

- Aprofundar-se na história da comunidade onde está inserido.


- História do bairro onde a escola está localizada.

- Socialização das pesquisas.

- Fontes orais e escritas;

- Fotos, documentos, registros...


 -Apresentação da socialização das pesquisas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário