SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO DE TRABALHO
MENSAL
NOVEMBRO/2014
ESCOLA
|
|
COMPONENTE CURRICULAR
|
HISTÓRIA
|
PROFESSOR (A)
|
|
ETAPA/TURMA
|
4ª ETAPA
|
DATA
|
COMPETENCIAS /
HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
OBSERVAÇÕES
|
|
1ª Aula
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.
|
-
Material de apoio.
--
Kit A Cor da Cultura;
|
-
Participação e aprendizagem.
|
-
Alguns materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram
entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.
-
Utilize também o site: www.parauapebas.pa.gov;br
|
|
2ª Aula
|
-
Conscientizar-se da passagem do homem primitivo aqui na nossa região;
|
*
História local:
-
Contexto pré – histórico.
|
-
Esclarecer aos alunos que existe comprovadamente a passagem do homem
primitivo aqui na região de Parauapebas, assim como cavernas as quais foram
encontradas pinturas rupestres e outros objetos.
|
-
Oralidade.
|
- Participação
E observação..
|
||
3ª Aula
4ª Aula
5ª Aula
|
-
Compreender e interpretar o processo histórico de ocupação do território e a formação
social, politica e cultural de Parauapebas.
|
-
Contexto histórico;
-
Linha do tempo de Parauapebas.
|
-
Fazer um levantamento prévio do conhecimento dos alunos (as), há quanto tempo
moram aqui;
-
Leitura de imagens da construção de Parauapebas: passado e presente;
-
Analisar a atual conjuntura politica do município.
|
-
Slides, imagens, registros de pesquisas e caderno de registro.
|
-
Registro de síntese da vida de cada aluno (a) aqui no município.
|
-
Alguns materiais de apoio como: slides, vídeos, imagens e textos foram
entregues em formato digital, nas escolas, pelo coordenador técnico.
-
Utilize também o site: www.parauapebas.pa.gov;br
|
|
6ª Aula
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Projeto: “A EJA tem A Cor da Cultura”.
|
-
Desenvolver atividades relacionadas ao projeto.
|
-
Material de apoio.
--
Kit A Cor da Cultura;
|
-
Participação e aprendizagem.
|
||
7ª Aula
|
-
Conhecer mais profundamente a história da comunidade onde está inserido.
|
-
História do bairro onde a escola está localizada.
|
-
Direcionar um trabalho de pesquisa da história do bairro, de modo que todos
aprendam mais sobre o local onde residem.
|
-
Fontes orais e escritas;
-
Fotos, documentos, registros...
|
-
Pesquisa.
|
||
8ª Aula
9ª Aula
|
-
Identificar e interpretar o hino e símbolos oficiais do município.
|
-
Brasão, bandeira e Hino de Parauapebas.
|
-
Apresentar aos alunos o Brasão e a Bandeira do município e todos os seus
significados.
-
Apresentar a letra do Hino de Parauapebas, interpreta-lo, e em seguida
realizar sua audição e canto.
|
-
Imagens do brasão e bandeira de Parauapebas;
-
Áudio e letra impressa do hino municipal.
|
-
Participação e canto do hino.
|
||
10ª Aula
11ª Aula
|
-
Reconhecer de forma geral, os benefícios e malefícios da exploração mineral
no município.
|
-
Produção mineral, extração, exploração e impactos.
|
-
Analisar os impactos ambientais em relação a extração de minerais.
- Discutir
as vantagens e desvantagens que a exploração mineral tem causado em nosso
município.
|
-
Vídeos, imagens, slides, músicas, textos...
|
-
Observação.
|
||
|
|||||||
12ª Aula
|
- Aprofundar-se
na história da comunidade onde está inserido.
|
-
História do bairro onde a escola está localizada.
|
-
Socialização das pesquisas.
|
-
Fontes orais e escritas;
-
Fotos, documentos, registros...
|
-Apresentação da socialização das pesquisas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário