segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PAUTA DE FORMAÇÃO


                                          PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
                   SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
                    DIRETORIA TÉCNICA PEDAGÓGICA
                   DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º CICLOS
                   COORDENAÇÃO TÉCNICA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA

PAUTA DE FORMAÇÃO


Data: 08 de agosto de 2012.
Horário: 07h30min às 10h30 e 15h às 18h
Local: CEUP.
Duração: 03h00min.
Público: Professores de História da rede municipal de ensino.
Formador: Coordenador Técnico Pedagógico de História da Divisão de Ensino de 3º e 4º ciclos.
  
Tema: “Educação com Qualidade Social”.

OBJETIVOS DE FORMAÇÃO:
  • Colocar em discussão a importância da leitura, ampliando o repertório literário a partir de bons textos;
  • Colocar em discussão a importância de trabalharmos músicas nas aulas de História;
  • Socializar materiais digitais para dinamização das aulas de história.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  • Reconhecer a importância da leitura como instrumento de ampliação do conhecimento;
  • Discutir a importância da música nas aulas de História através da retomada do projeto “Música nas aulas de História”;
  • Apresentar e discutir com o grupo alguns vídeos e slides que podem de fato contribuir com o sucesso das aulas de História.


CONTEÚDOS:
  • Gestão pedagógica com foco na importância da leitura como instrumento de aprendizagem;
  • Gestão pedagógica com foco na dinamização das aulas de História.




MATERIAIS:
·         Texto: Letra da música “O meu país” (Zé Ramalho);
·         Músicas, vídeos e slides relacionados aos conteúdos do 3º semestre;
  • Lista de frequência;
  • Datashow, notebook, caixas amplificadas e suplementos periféricos.


DESENVOLVIMENTO:

1ª Atividade:
- Boas vindas, apresentação dos objetivos da pauta e leitura do roteiro.


2ª Atividade:
- Leitura e audição da música: “O meu país” (Zé Ramalho);

Nota: Em seguida, colocaremos em discussão a letra da música e quais as contribuições esse tipo de trabalho pode trazer na sala de aula.

Questões Norteadoras: Qual a importância do momento da leitura nas aulas de História? Como selecionamos os textos? Incentivamos os nossos alunos a praticarem a leitura? De que forma realizamos a leitura em sala? Temos prazer em ler ou só cumprimos os encaminhamentos da Rede?

Nota: Neste momento trazer a discussão a cerca do encerramento do 2º bim. enfatizando os rendimentos do mesmo.


3ª Atividade:
- Discutir a importância da música nas aulas de História através da retomada do projeto “Música nas aulas de História”.

Nota: Exibir o vídeo: A cultura rebolation;
          Exibir o slide: Decadência da MPB.

Nota: Neste momento proporcionar uma reflexão sobre a utilização da música na sala de aula como recurso pedagógico. Em seguida, fazer uma retomada do projeto: “Música nas aulas de História”.

Questão norteadora: Como utilizar a música de forma pedagógica em sala de aula?





4ª Atividade:
- Socialização de materiais digitais para dinamização das aulas de História.


Nota: Enfatizar os vídeos e os slides que abordam os conteúdos da extinta disciplina Estudos Amazônicos, inseridos nos conteúdos de História.
5ª Atividade:
Avaliação do Encontro e Agradecimentos.

Questionamentos: Diante das discussões que tivemos qual foi o propósito desta Formação? Que conteúdos foram trabalhados? Os objetivos foram alcançados? Vai contribuir para sua prática em sala de aula?

à Agradecer aos Professores pela participação, compromisso e dedicação.



ENCAMINHAMENTOS:

1-    Incentivar a regularidade da leitura na disciplina de História;
2-    Reforçar o convite para a 4ª Olimpíadas de História;
3-    Fortalecer junto aos professores a importância do Planejamento;
4-    Desenvolver atividades que contribuam de fato com a aprendizagem dos alunos no processo avaliativo.

INFORMES:

1- Próxima Formação Continuada de História será dia 05/09/2012;





*** Este material esta disponível em: semedhistoria.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário