quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PAUTA DE FORMAÇÃO 01-02-2012

                                          PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
DIRETORIA TÉCNICA PEDAGÓGICA
DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º CICLOS
COORDENAÇÃO TÉCNICA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA

PAUTA DE FORMAÇÃO


Data: 01 de Fevereiro de 2012.
Horário: 07h30min às 11h00.
Local: CEUP.
Duração: 03h30min.
Público: Professores de História da rede municipal de ensino.
Formador: Coordenador Técnico Pedagógico de História da Divisão de Ensino de 3º e 4º ciclos.


Tema: “Educação com Qualidade”.

OBJETIVOS DE FORMAÇÃO:

  • Ampliar o repertório literário a partir de bons textos;
  • Apresentar os conteúdos de formação para 2012;
  • Propiciar condições para que os professores (as) identifiquem: as transformações curriculares no ensino de História ao longo dos anos, como o ensino de História pode contribuir para a construção da cidadania e a relação entre a qualidade da aprendizagem e a qualidade do ensino;
  • Iniciar o estudo dos procedimentos de leitura e escrita.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:

  • Reconhecer a importância da leitura como instrumento de ampliação do conhecimento;
  • Reconhecer a importância dos conteúdos da formação continuada;
  • Perceber a necessidade de mantermo-nos atualizados e de participar de discussões curriculares dentro e fora da escola;
  • Compreender a importância dos procedimentos didáticos com diferentes linguagens e gênero de texto.

CONTEÚDOS:

  • Concepção de Ensino e Aprendizagem;
  • Relações Interpessoais.
  • Procedimentos de Leitura e Escrita;

MATERIAIS:

  • Texto: “Professor (a) sim, com muita honra”  (Luis Carlos de Meneses)
  • Fichas da Dinâmica: Educação com Qualidade Social;
  • Trechos de textos do PCN;
  • Trechos do Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental;
  • Lista de frequência.

DESENVOLVIMENTO:

1ª Atividade:
- Boas vindas, apresentação e leitura do roteiro.

2ª Atividade:
  • Leitura de texto: “Professor (a) sim, com muita honra”  (Luis Carlos de Meneses)

Nota: Discussão e reflexão a cerca do texto.

3ª Atividade:
- Dinâmica de apresentação.

Questões norteadoras:
·         Que Habilidades e valores nossos professores (as) cultivam?
·         Quais as expectativas de ensino e aprendizagem?
·         Que tipo de aluno se quer formar?

4ª Atividade: Estudo dos desafios para ensinar e aprender História nas séries finais do Ensino Fundamental.

Nota: Debates em pequenos grupos, das seguintes questões:
- Por que História faz parte do currículo escolar?
- Qual a importância da aprendizagem de História na formação do jovem de hoje?
- Apresentação das conclusões de cada grupo para a classe.

5ª Atividade: Leitura e discussão, em grupos, dos trechos do PCN – História (textos 1, 2 e 3 em anexo). Cada grupo fica responsável por um texto, procurando responder:
- Por que a História fazia parte do currículo na época referida no texto?

NOTA: Textos em anexo.

6ª Atividade: Leitura e debate: PCN – História – (texto 4) procurando responder:
- Como o ensino de História pode contribuir para formar “um cidadão para o mundo de hoje”?


7ª Atividade: Leitura e discussão de duas situações de ensino de História, apresentadas em anexo, para explicitar em cada uma:
- O que os alunos aprendem?
- Quais as capacidades que desenvolvem?

NOTA: Os professores apresentam suas conclusões.

8ª Atividade: Estudo dos procedimentos de leitura e escrita.

NOTA: Leitura em grupo e discussão de trechos do Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ensino Fundamental.

ENCAMINHAMENTOS:

1-    Incentivar a regularidade da leitura na disciplina de História;
2-    Próxima Formação Continuada de História será dia 29/02/2012;
3-    Fortalecer aos professores a importância do Planejamento;
4-    Desenvolver atividades que contribuam de fato com a aprendizagem dos alunos no processo avaliativo.




*** Este material esta disponível em:  semedhistoria.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário