SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
DIRETORIA TÉCNICA PEDAGÓGICA
DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º CICLOS
COORDENAÇÃO TÉCNICA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA
PAUTA DE FORMAÇÃO
Data: 01 de Fevereiro de 2012.
Horário: 07h30min às 11h00.
Local: CEUP.
Duração: 03h30min.
Público: Professores de História da rede municipal de ensino.
Formador: Coordenador Técnico Pedagógico de História da Divisão de Ensino de 3º e 4º ciclos.
Tema: “Educação com Qualidade”.
OBJETIVOS DE FORMAÇÃO:
- Ampliar o repertório literário a partir de bons textos;
- Apresentar os conteúdos de formação para 2012;
- Propiciar condições para que os professores (as) identifiquem: as transformações curriculares no ensino de História ao longo dos anos, como o ensino de História pode contribuir para a construção da cidadania e a relação entre a qualidade da aprendizagem e a qualidade do ensino;
- Iniciar o estudo dos procedimentos de leitura e escrita.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:
- Reconhecer a importância da leitura como instrumento de ampliação do conhecimento;
- Reconhecer a importância dos conteúdos da formação continuada;
- Perceber a necessidade de mantermo-nos atualizados e de participar de discussões curriculares dentro e fora da escola;
- Compreender a importância dos procedimentos didáticos com diferentes linguagens e gênero de texto.
CONTEÚDOS:
- Concepção de Ensino e Aprendizagem;
- Relações Interpessoais.
- Procedimentos de Leitura e Escrita;
MATERIAIS:
- Texto: “Professor (a) sim, com muita honra” (Luis Carlos de Meneses)
- Fichas da Dinâmica: Educação com Qualidade Social;
- Trechos de textos do PCN;
- Trechos do Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental;
- Lista de frequência.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Atividade:
- Boas vindas, apresentação e leitura do roteiro.
2ª Atividade:
- Leitura de texto: “Professor (a) sim, com muita honra” (Luis Carlos de Meneses)
Nota: Discussão e reflexão a cerca do texto.
3ª Atividade:
- Dinâmica de apresentação.
Questões norteadoras:
· Que Habilidades e valores nossos professores (as) cultivam?
· Quais as expectativas de ensino e aprendizagem?
· Que tipo de aluno se quer formar?
4ª Atividade: Estudo dos desafios para ensinar e aprender História nas séries finais do Ensino Fundamental.
Nota: Debates em pequenos grupos, das seguintes questões:
- Por que História faz parte do currículo escolar?
- Qual a importância da aprendizagem de História na formação do jovem de hoje?
- Apresentação das conclusões de cada grupo para a classe.
5ª Atividade: Leitura e discussão, em grupos, dos trechos do PCN – História (textos 1, 2 e 3 em anexo). Cada grupo fica responsável por um texto, procurando responder:
- Por que a História fazia parte do currículo na época referida no texto?
NOTA: Textos em anexo.
6ª Atividade: Leitura e debate: PCN – História – (texto 4) procurando responder:
- Como o ensino de História pode contribuir para formar “um cidadão para o mundo de hoje”?
7ª Atividade: Leitura e discussão de duas situações de ensino de História, apresentadas em anexo, para explicitar em cada uma:
- O que os alunos aprendem?
- Quais as capacidades que desenvolvem?
NOTA: Os professores apresentam suas conclusões.
8ª Atividade: Estudo dos procedimentos de leitura e escrita.
NOTA: Leitura em grupo e discussão de trechos do Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ensino Fundamental.
ENCAMINHAMENTOS:
1- Incentivar a regularidade da leitura na disciplina de História;
2- Próxima Formação Continuada de História será dia 29/02/2012;
3- Fortalecer aos professores a importância do Planejamento;
4- Desenvolver atividades que contribuam de fato com a aprendizagem dos alunos no processo avaliativo.
*** Este material esta disponível em: semedhistoria.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário