terça-feira, 25 de outubro de 2011

PAUTA DE FORMAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
DIRETORIA TÉCNICA PEDAGÓGICA
DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º CICLOS
ENSINO RELIGIOSO e HISTÓRIA

PAUTA DE FORMAÇÃO


Data: 21 de outubro de 2011.
Horário: 08h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00.
Local: Escolas Paulo Fonteles e Eduardo Angelim.
Duração: 04 h.
Público: Professores da rede municipal de ensino.
Formadores: Coordenadores Técnicos Pedagógicos da Divisão de Ensino de 3º e 4º ciclos.


Tema: “Ensinar exige regularidade nas ações”.

OBJETIVOS DE FORMAÇÃO:

  • Ampliar o repertório literário a partir de bons textos;
  • Fortalecer a concepção de avaliação (instrumentos avaliativos);
  • Possibilitar a discussão do encerramento do III bimestre;
  • Socializar ações realizadas em sala de aula;
  • Sugerir atividades didáticas para serem trabalhadas em sala de aula.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:

  • Reconhecer a importância da leitura como instrumento de ampliação do conhecimento;
  • Compreender a importância da diversificação dos instrumentos avaliativos;
  • Reconhecer a importância dos Pareceres como instrumentos de observação das competências;

CONTEÚDOS:

  • Gestão pedagógica com foco: no inicio do VI bimestre.
  • Gestão pedagógica com foco: nos pareceres e Instrumentos avaliativos;

MATERIAIS:

  • Texto (slides): “O Berço da Desigualdade” (Cristovam Buarque e Sebastião Salgado)
  • Texto: “Águia e a galinha” Autor:  Leonardo Boff  ( Co-autor:  James Aggrey) 
  • Data show;
  • Música: “Coisas de pele” de Jorge Aragão
  • Vídeo: “História do Brasil” Produção dos alunos da Escola Eduardo Angelin, Profª Mariléia;
  • Lista de frequência.



DESENVOLVIMENTO:

1ª Atividade:
- Boas vindas e leitura do roteiro.

2ª Atividade:
  • Leitura de texto: “O Berço da Desigualdade” 

Nota: Discussão e reflexão a cerca do texto.

3ª Atividade: Socialização das relevâncias do III bimestre.

·         Os professores perceberam avanços?
·         Onde estiveram as principais dificuldades?
·         Houve aplicação de instrumentos avaliativos diversificada?
·         O que podemos fazer para nos aproximarmos das metas da rede no fechamento do ano escolar?

Nota:
Discutir como os professores estão utilizando os Pareceres.
·         Têm copia dos mesmos?
·         É possível avaliar todas as competências?


4ª Atividade: Leitura de texto: “A Águia e a galinha” de Leonardo Boff (Co-autor:  James Aggrey)

Nota: Discussão e reflexão a cerca do texto.

5ª Atividade: Apresentação e exibição do vídeo: “História do Brasil”, Produção dos alunos da Escola Eduardo Angelin, Profª Mariléia;
Questões norteadoras:
·         Como foi a participação dos alunos nesta atividade?
·         O objetivo deste conteúdo foi alcançado?

6ª Atividade:
  • Orientações pedagógicas dos subsídios de Ensino Religioso;
      Nota: Entregar as apostilhas do IV bimestre
  • Orientações sobre Ficha de Contribuições de professores sobre os conteúdos trabalhados durante o ano.




7ª Atividade: Socialização de atividades de Ensino Religioso e História, realizadas em sala de aula e discussão sobre a mesma.        

Nota:
Neste momento a Professora Jucilene da Escola Bendito Monteiro, irá expor a atividade realizada na Escola Benedicto Monteiro.
·         Levantar questionamento de como os alunos participaram e como a atividade foi avaliada.
·         Socializar sugestão de atividade de História do Projeto: “Música nas aulas de História”. ‘Que país é esse?’, ‘Toda forma de poder’, ‘Todo camburão tem um pouco de navio negreiro’, ‘Brasil’, ‘Apesar de você’, ‘Canto das três raças’.                     
·         Perguntar aos professores de Ensino Religioso, se conseguiram aplicar o projeto: “Erradicação do Trabalho infantil” Socializar experiência.


Encaminhamentos:
  • Manter estreito contato com os Técnicos de área;
  • Manter a regularidade no planejamento e avaliação da aprendizagem dos alunos;
  • Convidar a visitar o Blog da Divisão: divisao3e4ciclos.blogspot.com;
·         Combinar com o grupo quem vai fazer a tematização da prática no próximo encontro;
·         Comunicar ao grupo a atual situação do projeto: “Nossa Videoteca”.
·         Relembrar a importância e iminência da Prova Brasil (07 a 18 de novembro) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário