sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Atividades – História

Atividades – História
8º ano
Jogo de Trilha sobre as conquistas napoleônicas
Objetivos:
Desenvolver os conceitos aprendidos durante o estudo da Unidade 5; estimular a criatividade
como forma de fixar os conteúdos aprendidos; desenvolver a linguagem cartográfica.
Indicação:
A era de Napoleão e a independência da América Espanhola.
Desenvolvimento:
1º passo: Dividir a classe em grupos de 3 ou 4 alunos.
2º passo: Solicitar que os grupos produzam um jogo de trilhas tendo como base as conquistas
de Napoleão.
3º passo: Instrua os alunos que o jogo deverá ter um tabuleiro que represente o mapa da Europa
(na página 131 há um mapa que poderá servir como base).
4º passo: A trilha deverá seguir uma ordem cronológica das conquistas.
5º passo: Como todo jogo de trilha, os alunos deverão criar os obstáculos que representem
retrocesso e os bônus que representem avanços. Para isso, perguntas sobre o conteúdo poderão
ser criadas; se o jogador acertar, recebe um bônus; se errar terá de retroceder.
6º passo: O tabuleiro poderá ser feito em um papel-cartão ou outro papel que seja pouco flexível.
7º passo: Solicite aos alunos que providenciem as peças do jogo que poderão ser soldados e
quem sabe a própria figura de Napoleão. O jogo termina na Rússia e é importante a passagem
pela Inglaterra, representando o Bloqueio Continental.
8º passo: No final, os grupos poderão trocar seus jogos. Pode-se pensar ainda em criar uma
brinquedoteca na escola, com jogos produzidos pelos alunos e relacionados com os conteúdos
estudados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário