sexta-feira, 24 de junho de 2011

Formação do dia 17 de Junho

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
DIRETORIA TÉCNICA PEDAGÓGICA
DIVISÃO DE ENSINO DE 3º E 4º CICLOS
ENSINO RELIGIOSO e HISTÓRIA

PAUTA DE FORMAÇÃO


Data: 17 de Junho de 2011.
Horário: 08h às 12:00 e 14h às 18h.
Local: Escolas Paulo Fonteles e Eduardo Angelim.
Duração: 04 h.
Público: Professores da Rede Municipal de Ensino.
Formadores: Coordenadores Técnicos Pedagógicos da Divisão de Ensino de 3º e 4º ciclos.


Tema: “Ensinar exige regularidade nas ações”.

OBJETIVOS DE FORMAÇÃO:

  • Ampliar o repertório literário a partir de bons textos;
  • Possibilitar a discussão sobre Concepção de avaliação;
  • Discutir as relevâncias no encerramento do II bimestre;
  • Dar sequência ao estudo feito no Curso para professores de Ensino Religioso;
  • Familiarizar o blog de História, como instrumento de comunicação e formação.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:

  • Reconhecer a importância da leitura como instrumento de ampliação do conhecimento;
  • Compreender a concepção de avaliação dentro da proposta do ciclo;
  • Compreender a importância do verdadeiro objetivo do Conselho de Classe;
  • Compreender o uso dos pareceres como instrumento de observação das aprendizagens e dos alunos.

CONTEÚDOS:

  • Gestão pedagógica com foco no encerramento do II bimestre. (Pareceres / Instrumentos avaliativos / concepção de avaliação);
  • Analises das produções do Curso de professores de Ensino Religioso..

MATERIAIS:

  • Vídeo “Vida Maria” de Marcio Ramos
  • Data show;
  • Registros das produções do Curso de professores de Ensino Religioso
  • Letra de musica de Zé Ramalho “O meu país”
  • Vídeo: “Vida Maria” de Marcio Ramos.
  • Resoluções do pré-conselho e Conselho de Classe. E Instrumentos avaliativos.



DESENVOLVIMENTO:

1ª Atividade:
- Boas vindas e leitura do roteiro.

2ª Atividade:
  • Leitura e escuta da música “O meu país” (Zé Ramalho)
Nota: Discussão e reflexão a cerca da criticidade da música e como podemos trabalhar em sala de aula.
3ª Atividade:
·          Apresentação do vídeo: “Vida Maria” de Marcio ramos
Nota: Após o vídeo levantar um questionamento sobre a importância da escola na vida do ser humano, as oportunidades e aprendizagens que se constroem neste espaço.
- Que relações podemos fazer entre o que o vídeo mostra e a nossa realidade?
- O que pode ser feito para que outras Marías tenham uma vida diferente?
 
4ª Atividade: Apresentação do vídeo “Avaliação da aprendizagem” de Cipriano Luckesi. Série, encontros.    
Nota:
Neste momento questionar sobre as nossas praticas avaliativas na escola:
·         O que é mais freqüente em nossa pratica: exame ou avaliação?
·         Nossas “avaliações” são seletivas ou inclusivas?
·         Os instrumentos avaliativos como estão sendo utilizados? (há diversificação?)
·         Qual é a sua participação no pré-conselho?
·         De que forma é realizado o Conselho de Classe na sua escola?
·         Os conteúdos do II bimestre foram concluídos? O que está pendente? O que precisa ser retomado?
Observação: Fazer releituras das resoluções e colocar em pauta a utilidade pratica/didática dos Pareceres.              

5ª Atividade: Socializar as produções realizadas no Curso de professores de Ensino Religioso.
Nota: Neste momento expor as produções dos professores e fazer as observações pertinentes.
.
6ª Atividade:
- Apresentação e socialização prática do blog de História e Ensino Religioso.
   * Mostrar a facilidade do acesso e manuseio do blog;
   * Mostrar o conteúdo já existente;
   * Explicar as ferramentas do mesmo, a sua importância e o quanto esses instrumentos podem contribuir para estreitar as relações entre professores e técnico / professores e professores;
   * Esclarecer todas as possíveis dúvidas que possam surgir no decorrer da apresentação.


7ª Atividade: Dinâmica de avaliação da Formação do 1º Semestre.
Nota: Será distribuída uma folha de papel em branco para cada professor (a) para manifestar as criticas (positivas e negativas) e sugestões.


Encaminhamentos:
  • Manter a regularidade nos planejamento e avaliação da aprendizagem dos alunos.
  • Manter estreito contato com os Técnicos de área.
  • Convidar a visitar o Blog da Divisão: divisao3e4ciclos.blogspot.com.
  • Convidar os professores a participarem da olimpíadas de História (www.mc.unicamp.br)
  • Sugerir que nos próximos encontros seja combinado com algum professor (a) a socialização de produções?atividades desenvolvidas nas escolas.
  • Sugerir que na primeira semana de agosto deverá ser feita uma retomada dos assuntos que precisem de esclarecimentos.
  • Os conteúdos do III bimestre serão discutidos na formação do dia 12 de agosto.
  • Dias 08, 09 e 10 de agosto será aplicado o Diagnóstico de Língua Portuguesa e Matemática em toda a Rede.


Boas Férias!!!


Obs: Infelizmente não consegui postar o video "Vida de Maria", sempre dá erro, não sei porque, mas se alguém quiser pode pegar na SEMED comigo ou no nosso próximo encontro, valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário